Neste ano, o programa DiverCidade, da Rede Câmara SP, completa 10 anos de existência. Um dos pioneiros no Brasil quando falamos em inclusão, o programa tem como foco principal mostrar as possibilidades que pessoas com deficiência têm em todos os campos de atuação.
Ao longo desta jornada de mais de 300 edições, o DiverCidade recebeu importantes representantes da causa PcD, como médicos, advogados, fundadores de projetos incríveis na área do esporte, influenciadores digitais, pessoas do meio artístico e também aqueles que batalham pela inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A primeira edição do programa foi ao ar em 2013 com o propósito de reforçar a importância de todos terem acesso aos seus direitos. O projeto conta ainda com recursos de acessibilidade, como libras e audiodescrição.
Atualmente, o programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 13h, na Rede Câmara SP (Canal 8.3 Digital) e no canal da Câmara no YouTube. A cada episódio, os apresentadores cadeirantes Suellen Gonçalves e Roberto Rios recebem convidados para falar sobre os mais diversos aspectos, como acessibilidade, cultura, saúde e educação. Tudo pela ótica de pessoas com deficiência, o que enfrentam e o que mobilizam na sociedade.
Roberto Rios, apresentador do DiverCidade desde a sua estreia, externou sua alegria em fazer parte desta comemoração e destacou o papel do programa na luta contra o capacitismo e a desinformação. “O DiverCidade, pra mim, é uma missão. Eu acho maravilhoso poder ajudar, esclarecer, derrubar preconceitos e melhorar o mundo, nem que seja só um pouquinho”. E ainda acrescentou. “A credibilidade tem que ser total, por isso entendo que devemos levar informações úteis, éticas e de muito conhecimento. Afinal, o programa é para todos”.
Já para Suellen Gonçalves, que está à frente do programa há apenas um ano, a responsabilidade é grande. “Não sou apenas alguém que entrega uma mensagem de inclusão, mas alguém que sempre vivenciou a importância dela e a falta que ela pode fazer para as pessoas com deficiência”, disse.
Atualmente, só no Estado de São Paulo, existem 9 milhões de pessoas com deficiência, segundo a Secretaria de Estado das Pessoas com Deficiência. Seja um agente de inclusão e assista aqui à playlist do DiverCidade.
Não esqueça de se inscrever no canal para ser notificado quando novos episódios forem lançados. Na edição desta sexta que celebra os 10 anos do programa, o DiverCidade recebe Tabata Contri, atriz cadeirante que interpretou uma advogada na novela “Travessia”, da Rede Globo e que também é consultora em diversidade e inclusão: