A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta quinta-feira (10/9) o V Simpósio Brasileiro de Apoio às Pessoas com Distrofia, que trata de doenças neuromusculares, com a participação de especialistas.
Na primeira mesa, participou a especialista em fisioterapia cardiorrespiratória Cristiane Rizzato, que abordou a ventilação mecânica e destacou a importância do procedimento para pacientes que possuem a doença. “Ela é fundamental, porque em um determinado estágio da doença os pacientes necessitam desse suporte. Eles não conseguem mais seguir sem o auxílio respiratório. A ventilação permite o prolongamento de vida do paciente.”
Os equipamentos custam de R$ 8 mil a R$ 40 mil. Normalmente as operadoras de saúde fornecem esses equipamentos aos pacientes. Quando não, esse fornecimento fica a cargo do Estado.
Idealizador do simpósio, o vereador Ushitaro Kamia (PSD) acredita na importância do debate. “É um trabalho muito profícuo e desejo que o que for falado aqui se difunda ainda mais, já que a essa Casa [a Câmara Municipal] é a maior da América Latina”, disse.