Juvenal Pereira |
Aurélio Miguel, ao lado de Donato, quer ouvir consórcio que venceu licitação . |
Donato acha obra de interligação da Sena Madureira com a Ricardo Jafet “um absurdo”
A construção de dois túneis no cruzamento das avenidas Sena Madureira e Domingos de Moraes, na Vila Mariana, custará R$ 219 milhões aos cofres municipais, recurso suficiente para se construir 20 quilômetros de corredores de ônibus. Para prestar esclarecimentos nesta quarta-feira (17/11) a respeito do projeto executivo de interligação das suas avenidas, o vereador Donato (PT), integrante da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de São Paulo, convidou o superintendente de Projetos Viários da SP-Obras, Luiz Augusto Miguel Brunhera.
Inicialmente, Donato quis saber a razão do preço da obra ter ficado 48% acima da estimativa prevista pelo projeto básico. Antes de ser licitada, estimava-se que a obra custaria R$ 148 milhões, e, depois da licitação, passou para R$ 219 milhões, destacou o vereador.
Brunhera explicou que o projeto básico doado pela Geométrica Engenharia de Projetos e que depois da licitação o projeto sofreu modificações, como a mudança no estreitamento da via.
Donato achou estranho que a doação de um projeto básico, que na verdade era um croqui, um desenho, fosse aceito de imediato pela Prefeitura. Essa obra é um absurdo, criticou o parlamentar.
Para o vereador do PT, mais grave ainda é que, apesar de ter licitada, o custo da obra não consta do Orçamento Municipal de 2011. Está previsto que a construção do complexo viário irá demorar um ano e meio. Ou seja, como não consta do orçamento essa obra será empurrada para depois da administração Kassab?
Tanto Donato quanto o vereador Milton Leite (DEM) destacaram que a obra não é prioritária para a região. Segundo eles, a construção de túneis teriam um impacto bem maior na melhoria do viário com a construção de uma passagem de nível, ligando as avenidas Nossa Senhora do Sabará e Interlagos, na zona sul e um custo bem menor.
O superintendente explicou que os túneis irão eliminar um gargalo existente no cruzamento com a Domingos de Moraes com a Sena Madureira.
Milton Leite e Donato reagiram: Uma obra com esse custo para eliminar um de semáforo que permite uma conversão?
Brunhera disse que o objetivo do complexo viário é permitir um acesso direito das regiões sul, sudeste, nos eixos das avenidas Ruben Berta, Ibirapuera, Juscelino Kubitschek e Brasil, com a sudoeste, integrando com as avenidas Ricardo Jafet, Juntas Provisórias , além de facilitar o acesso a região do ABC e à Rodovia dos Imigrantes.
Donato destacou que o complexo viário não irá ligar a Sena Madureira diretamente a Ricardo Jafet. A afirmação foi confirmada pelo superintendente: A ligação será feita pelas ruas Barra Cruz e Embuaçu, disse Brunhera.
Embora Donato tenha dito que recebeu uma comissão de moradores da região preocupados com a realização de desapropriações de dezenas de moradias, o representante do SP-Obras informou que não há previsão de desapropriações.
Disse ainda que o túnel norte terá 5,900 quilômetros e o sul 4 quilômetros, ambos com duas faixas que passaram sob a Avenida Domingos de Moraes e de alguns edifícios.
Requerimento
A comissão aprovou requerimento, no qual o vereador Aurélio Miguel (PR) convida os responsáveis pela Geométrica e do consórcio, formados pelas empreiteira Quiroz Galvão e Galvão Engenharia, que ganhou a licitação para que prestem esclarecimentos a respeito da obra.
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Roberto Tripoli (PV), Aurélio Miguel (PR), Donato (PT), Adilson Amadeu (PTB), Milton Leite (DEM) e Atílio Francisco (PRB).