O prefeito João Doria (PSDB) sancionou o Projeto de Lei (PL) 431/2016, de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), autorizando a criação do Parque Municipal Fazenda da Juta, na zona leste de São Paulo. A decisão foi publicada no “Diário Oficial” do último sábado (8/7).
Segundo a justificativa do PL da parlamentar, a nova área de preservação na Prefeitura Regional de Sapopemba tem 150 mil metros quadrados, beneficiando uma das regiões mais carentes da capital paulista.
De acordo com a equipe da petista, o distrito ocupa o 25º lugar no ranking de exclusão social. A classificação foi feita pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Seguridade e Assistência Social da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica).
Ainda segundo o levantamento feito pela equipe de Juliana Cardoso, 1,84% dos domicílios da região tem acesso precário à água, enquanto 18,13% sofrem com a falta de coleta de esgoto. Na área da habitação são mais de 6 mil barracos distribuídos em 37 favelas ou grandes conjuntos habitacionais.
O texto da parlamentar foi aprovado em segunda votação, há pouco mais de um mês. No último dia 7 de junho, a Câmara Municipal aprovou uma série de projetos de vereadores.