pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

É da Câmara: Em projeto, vereador propõe proibir coleiras antilatidos

Por: HELOISE HAMADA
DA REDAÇÃO

2 de junho de 2024 - 10:00

O PL (Projeto de Lei) 198/2023, que proíbe o uso de coleiras antilatidos, segue em debate no Legislativo paulistano. A proposta é de autoria do vereador Roberto Tripoli (PV) e foi aprovada em Plenário em primeira votação em 25 de agosto do ano passado.

Um dos objetivos do projeto é proibir o uso de coleiras que possuam qualquer tipo de dispositivo que emita estímulos sonoros, vibratórios, elétricos, eletrônicos ou odoríferos.

A proibição é para aquelas usadas para fins de adestramento ou para qualquer outra finalidade. Em caso de descumprimento, o responsável pela guarda do animal está sujeito à pena de multa de R$ 1 mil, dobrada na reincidência, ainda de acordo com o texto da proposta.

“Latir é uma conduta que integra o repertório natural do comportamento da espécie canina. Qualquer dispositivo capaz de inibir esse comportamento só pode se dar à custa de punição”, argumenta o vereador em sua justificativa.

Tripoli também reforça que muitos médicos veterinários e especialistas em comportamento animal reprovam o uso de coleiras com dispositivos “não só pelo sofrimento causado aos cães, mas também por não se conhecer os efeitos do uso dessas coleiras a curto ou a longo prazo”.

O PL tem coautoria do vereador Atílio Francisco (REPUBLICANOS)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar