pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

É da Câmara: Projeto prevê medidas preventivas e plano de ação no combate a enchentes

Por: CAROL FLORES
DA REDAÇÃO

13 de maio de 2024 - 17:00

As mudanças climáticas vêm causando grande impacto em várias regiões do país e em São Paulo não é diferente. Para prevenir a capital paulista de enchentes e informar a população sobre plano de ação no período de chuvas, tramita na Câmara Municipal de São Paulo o PL (Projeto de Lei) 640/2023, de autoria do vereador Alessandro Guedes (PT) que trata da obrigatoriedade do chefe do Executivo a adotar medidas para evitar tragédias com temporais.

O autor do projeto, que foi aprovado em primeiro turno no início de abril, explica que a ideia é obrigar o Executivo a ter responsabilidade de trabalhar a prevenção e não somente a reação em situações de enchentes. “Hoje possuímos tecnologia para mapear períodos de intensas chuvas e não podemos deixar a população a cegas sem saber disso” ressaltou Guedes, que ainda destacou que é inadmissível uma cidade rica como São Paulo não possuir esse tipo de planejamento.

“Uma cidade com mais de 12 milhões de habitantes e orçamento de R$ 112 bilhões deve agir com mais inteligência, ser mais articulada e mais preparada para enfrentar os períodos de chuvas”, destacou.

Além disso, o projeto propõe que as 32 Subprefeituras trabalhem alinhadas com o prefeito nas ações de prevenção das enchentes. “Cada um dos 32 subprefeitos é responsável pelo seu território e em São Paulo em quase todo canto há casos de alagamentos e enchentes. Por isso, cada subprefeito tem que ter um planejamento e estar alinhado com a Prefeitura nas ações”, explicou Guedes.

Lembrando o desastre ambiental que assola o Estado do Rio Grande do Sul, o vereador enfatizou que o plano de ação é essencial para que nenhuma vida seja perdida em São Paulo causada pelas chuvas e enchentes. “Não queremos perder nenhuma vida, seja ela de animal ou pessoa e que possamos nos prevenir das ações climáticas. O que acontece no Rio Grande do Sul é muito triste e não queremos que o mesmo aconteça na nossa cidade”, finalizou.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar