O Festival de Pinheiros deverá entrar para o Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo. A inclusão foi proposta no PL (Projeto de Lei) 656/2023, da vereadora Cris Monteiro (NOVO), já aprovado em dois turnos em Plenário e que agora aguarda sanção para virar lei.
O projeto altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, que consolida a legislação municipal referente a datas comemorativas, eventos e feriados na capital paulista.
Ainda segundo a proposta, o Festival de Pinheiros é um evento cultural de rua, promovido no bairro na zona oeste da cidade, com práticas de incentivo ao consumo consciente no comércio local. Ele deve ser promovido semestralmente, no primeiro sábado e domingo de maio, e na terceira semana de setembro.
Em sua justificativa, a vereadora afirma que a cidade de São Paulo é “plural e dinâmica” e tem cada vez mais diversificado sua programação cultural e buscado atingir diferentes grupos e públicos com eventos ao redor da cidade.
A parlamentar também cita que o Festival de Pinheiros é um “evento antigo e tradicional”, voltado para a população local e se define como um evento “do bairro para o bairro”, diverso, sendo do “pet ao idoso”.
O festival é organizado pelo Coletivo Pinheiros, uma organização de comerciantes apartidária e sem fins lucrativos. “A tradição e a popularidade do Festival é tamanha que nada mais justo do que sua consolidação enquanto um evento oficial da cidade de São Paulo, a ser inserido em seu calendário oficial de eventos, para que possa se propagar e atingir cada vez mais pessoas”, salienta a vereadora Cris Monteiro na justificativa da proposta.