Visando ampliar o acesso da população à saúde odontológica preventiva, o Poder Executivo sancionou a Lei nº 17.709/2021, que inseriu no calendário da cidade de São Paulo a “Virada Odontológica Permanente”, a ser realizada anualmente na semana do dia 25 de outubro, Dia do Dentista.
A lei tem origem no PL (Projeto de Lei) 40/2021, do vereador Marcelo Messias (MDB) – que também é dentista, e coautoria da vereadora Rute Costa (PSDB). A primeira edição da virada foi realizada nesta semana em 428 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com ações conjuntas do Poder Público, entidades da sociedade civil, da iniciativa privada, além de parceria com instituições de Ensino Superior da área odontológica de todo o município.
Sobre a saúde bucal
De acordo com a OMS (Segundo a Organização Mundial da Saúde), a saúde bucal é importante para evitar a proliferação de fungos e bactérias que podem atingir outros órgãos e suas funções, trazendo doenças graves.
No mundo, segundo a entidade, cerca de 3,5 bilhões de pessoas têm sido afetadas por doenças bucais e, de acordo com o Global Burden of Disease Study 2017, a cárie dentária em dentes permanentes é um dos distúrbios mais frequentes.