A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira (24/8) sessão solene em comemoração ao Dia do Economista, ocasião em que o Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP) entregou da medalha Ministro Celso Furtado a 31 profissionais. A iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB) reuniu representantes de entidades, familiares e amigos no Salão Nobre da Casa.
“Essa medalha visa agraciar os economistas que se destacaram tanto no serviço público quanto no privado e que tenham feito algum trabalho em benefício da sociedade. Foi o jeito do Conselho homenagear os profissionais ainda em vida”, declarou o conselheiro do CORECON-SP e idealizador da premiação, Afonso Arthur Neves Baptista.
Desde 2012, cerca de 200 nomes com mais de 30 anos de carreira foram condecorados. A cerimônia percorre diversas casas legislativas do Estado.
O presidente do CORECON-SP e da Ordem dos Economistas do Brasil, Manuel Enriquez Garcia, ressaltou a atuação da entidade e da formação dos profissionais, que somam mais de 15 mil ativos na cidade e em delegacias regionais. “O Conselho é uma autarquia federal que registra, fiscaliza, mas ele tem uma série de atividades muito relacionadas com a disseminação do conhecimento e cultura da economia. É muito forte nossa profissão na cidade de São Paulo, principalmente nas áreas bancárias, de finanças e outras áreas, como na Câmara dos Vereadores, na parte de orçamento e na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias)”.
Responsável pela supervisão de trabalhos na assessoria parlamentar da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Maria Antonietta Benini Dente é economista há mais de 40 anos e destacou a necessidade da união da categoria para criar soluções em momentos de crise. “Essa celebração representa uma emoção enorme pela indicação, porque muitos que estão aqui foram meus estagiários, conquistaram grandes lugares e o que é mais importante é que somos unidos sempre, desde que comecei como professora e eles como alunos. Precisamos começar a voltar a ter valores mais humanos para pensarmos coletivamente.”
O vereador Eliseu Gabriel se mostrou preocupado com a situação econômica do país e enfatizou a necessidade do reconhecimento da profissão. “Nós vivemos em um país com um problema sério nas decisões econômicas, principalmente com essa crise. Precisamos de gente que pensa, cria estratégias e enxerga saídas. É muito importante o Dia do Economista e essa medalha é dada para incentivar os melhores economistas, que são selecionados pelas associações”.