A Comissão de Educação aprovou parecer favorável ao PL 355/09 do vereador Quito Formiga (PR) que institui o sistema de informações sobre violência nas escolas da rede municipal de ensino. O PL propõe mapear e monitorar condutas ou atos de violência ocorridos no ambiente escolar envolvendo alunos, professores, dirigentes e agentes públicos que atuam nas escolas. Além de identificar estabelecimentos de ensino com mais ocorrências relacionadas à violência. E, consequentemente, intensificar ações sociais nas escolas identificadas por meio de campanhas educativas de conscientização, valorização da vida e do exercício da cidadania. E ainda ações culturais, esportivas e sociais como forma de fortalecer a conexão entre a escola e a comunidade.
“A coleta, tabulação e análise dos dados trarão luz às situações de violência demonstrando a verdadeira dimensão e propiciando o oferecimento de projetos adequados, que, preferencialmente, envolvam a comunidade e a família e que levam o aluno a acreditar na possibilidade de um futuro melhor, por meio da educação”, afirma o vereador Quito Formiga em sua justificativa.
Participaram da reunião os vereadores Claudinho de Souza (PSDB); presidente; José Olimpio (PP); Marco Aurélio Cunha (DEM); Claudio Fonseca (PPS); Alfredinho (PT) e Celso Jatene (PTB).
|