pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Educação aprova requerimento para levantar informações sobre demanda por vagas em CEIs

1 de abril de 2009 - 04:23

Categorias

Juvenal Pereira
Comissão de Educação
Violência nas escolas, inclusive agressões a professores, será discutida em breve pela Comissão

 

Na reunião desta quarta-feira (01/04) da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, os vereadores aprovaram requerimento do vereador Alfredinho (PT) solicitando informações da Secretaria Municipal de Educação sobre os números da demanda por vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs). Os dados quantitativos requeridos pelo vereador devem ser por Diretoria Regional de Ensino. Devem ser informados também as matrículas efetivadas na rede municipal.
 
“O que eu tenho ouvido das mães são informações totalmente contrárias do que as que a Secretaria divulga. Porque a Secretaria apresenta um número, e a gente constata diante das entidades que atuam na área da educação, que é muito mais do que a Secretaria declara. Porque muitas mães não conseguem a vaga e não vão se preocupar em cadastrar o filho, até por acomodação”, declarou Alfredinho em entrevista à nossa reportagem.
 
O vereador Netinho de Paula (PCdoB) informou aos presentes que, em contato com o secretário da Educação, este relatou que muito em breve será lançado um site institucional informando dados numéricos sobre as creches. Mesmo assim, Alfredinho manteve seu requerimento na pauta.
 
“Conheço várias entidades que já fizeram levantamento ‘na unha’, cadastrando casa por casa e colocam um número muito maior, aproximadamente acima de 100 mil. A gente não sabe qual é o critério de divulgação desse site. A informação que eu tive é que seria apenas os alunos matriculados e não a demanda. Hoje mesmo a gente lê nos jornais que entre as metas prioritárias do governo está eliminar a falta de vagas nas creches e nas escolas. Mas a gente não sabe quais as ações que estão sendo feitas para poder resolver isso. Entre elas, acho que a Prefeitura tem que começar a locar alguns prédios que têm condição estrutural e começar a implantar creches, porque hoje a cidade tem pouquíssimas áreas públicas. Então, vai demorar muito”, ressaltou Alfredinho à nossa reportagem.
 
Vereadores também aprovaram o PL 514/08, de autoria do vereador Toninho Paiva (PR), que cria o Concurso Literário Infantil “Prêmio Pequeno Escritor”, a ser realizado anualmente no mês de junho; e o PL 603/08, do vereador Celso Jatene (PTB), que institui o “Dia da Vila Guilhermina”, a ser comemorado no dia 25 de maio.
 
Além disso, a Comissão de Educação apreciou a minuta do PL do próprio órgão que proíbe que os espaços dos Centros Desportivos da Comunidade (CDCs) tenham finalidades estranhas às suas atividades próprias. A proposta foi uma sugestão do vereador Claudinho (PSDB).
 
Os integrantes da Comissão também abordaram o tema da violência nas escolas, que preocupou a todos. Os vereadores concordaram em debater o problema numa das próximas reuniões.
 
Compareceram à reunião os vereadores Eliseu Gabriel (PSB), presidente; Marco Aurélio Cunha (DEM), vice-presidente; Netinho de Paula; Alfredinho; Claudio Fonseca (PPS); Claudinho; e Jooji Hato (PMDB).

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Comissão de Educação
Alfredinho (na foto, em primeiro plano) compara números pesquisados por entidades e dados da Secretaria

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar