A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (11/5) um requerimento, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), para a realização de uma reunião com a participação dos parlamentares e representantes da COPED (Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica) e da direção da DIEI (Divisão de Educação Infantil) da Secretaria Municipal de Educação. O tema do debate será a implantação da política de Agrupamentos Multietários elaborada pela pasta.
“Tem salas de aulas que recebem alunos de faixas etárias diferentes, o que prejudica o aprendizado. Eu recebi relatos de uma criança de três anos que já falava que tinha certo desenvolvimento, mas começou a conviver com bebês e regrediu,” comentou o presidente da Comissão. O tema foi debatido em uma Audiência Pública do colegiado no último dia 5.
Informações sobre EMEI José Vicente Cunha
Outro requerimento, apresentado pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), solicita informações sobre a situação da área externa da EMEI (Escola Municipal Infantil) José Vicente da Cunha, localizada em Guaianases, zona leste da capital. O parlamentar quer saber da Secretaria de Educação se existem planos de obras no local e qual a previsão de conclusão. “Eu visitei o local recentemente e verifiquei que existe um risco grande de acidentes é iminente às crianças, já que a área não foi isolada do restante da escola”, explicou Giannazi.
Dia da Favela
Entre os projetos apreciados em pauta, o colegiado deu aval ao PL (Projeto de Lei) 746/2021, de autoria de Alessandro Guedes (PT), que institui o Dia Municipal da Favela no calendário oficial de eventos do Município de São Paulo. “Uma matéria muito importante para valorizar as favelas da capital, que são muitas. A data comemorativa será dia 4 de novembro, anualmente”, disse o vereador Eduardo Suplicy (PT), relator da propositura.
Liberdade de Culto
Também apreciado pelos vereadores o Projeto de Lei 7/2022 de autoria da vereadora Érika Hilton (PSOL) inclui no Calendário Oficial do Município de São Paulo, o “Dia Municipal da Liberdade de Culto”, a ser comemorado anualmente no dia 7 de janeiro. O parecer favorável foi emitido pelo vereador Daniel Annemberg (PSDB) foi aprovado por unanimidade.
A reunião desta quarta-feira foi conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Eliseu Gabriel (PSB). Também participaram os vereadores Celso Giannazi (PSOL), Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS), Eduardo Suplicy (PT). e Roberto Tripoli (PV). A íntegra do debate pode ser conferida no vídeo abaixo.