Na tarde desta terça-feira (24/4), no curso de Educação Política, o diretor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Humberto Dantas, incentivou os presentes a promover um debate aprofundado sobre como aprender e ensinar a Política no Brasil de forma democrática.
O conteúdo do curso tem o objetivo de fazer com que as aulas sirvam tanto para levantar o debate entre os educadores, como para ampliar a concepção de política – entendida como algo também presente no cotidiano escolar – além de permitir uma reflexão sobre as relações de poder, que estruturam o contexto social brasileiro atual.
“Existe um grande desafio na construção de políticas públicas para que as pessoas tenham a sensação de pertencimento. Quanto mais a pessoa sentir que participa da construção de algo, maior a probabilidade dela olhar para esse algo e dizer: Puxa vida, eu ajudei a construir isso aqui,” comentou Humberto.
Além de funcionários da Câmara, professores, assistentes, supervisores e diretores escolares, também participaram do curso.
Durante a aula foi exibido o documentário Porta a Porta, do cineasta Marcelo Brenan, que traz uma reflexão sobre a cidadania e a importância da comunidade se envolver com a política e saber escolher seus representantes.
Sheila, que participa do segundo encontro do curso, elogiou o a escolha do tema: “O curso está abrindo os horizontes sobre o ser político pensante. Precisamos entender a essência política para que assim, possamos exercer a política”, observou a fotógrafa.
O próximo módulo do curso sobre educação e Política será no dia 08 de maio, na Câmara Municipal de São Paulo.