Os alunos do curso de jornalismo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, participaram na manhã deste sábado da última aula, que teve como tema a educação. Os principais problemas e desafios deste segmento foram debatidos com o professor e vice-presidente do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Sinpro), José Salvador Faro.
Segundo o palestrante, a educação, principalmente em universidades, não oferece oportunidade para que os alunos tenham um espaço para reflexão e experimentação. As instituições trabalham de acordo com a demanda do mercado e o que passa a ser valorizado é desempenho das pessoas e não o conhecimento, afirmou Faro.
Faro ainda falou sobre importância de algumas mudanças nos cursos de jornalismo. As disciplinas são mais importantes do que a parte operacional. Em um mês na redação, o profissional pode entender a dinâmica. No entanto, se ele não consegue compor um contexto, dissertar bem sobre os temas, ele não será um bom repórter, sinalizou o professor.
Presente em todas as aulas, a aluna do último ano do curso de jornalismo Raquel Brandão Inácio afirmou que discutir assuntos relacionados à educação é fundamental. Essa palestra foi muito importante porque nós ainda estamos estudando e podemos perceber o quanto essa temática pode influenciar em outros segmentos, disse.
Já a aluna do segundo ano de jornalismo Mariana Galdeano disse que se surpreendeu com o curso. Os temas escolhidos e os palestrantes foram muito bons. Até mesmo na aula de sustentabilidade, que achei que seria chata, aprendi muito e consegui escrever a melhor matéria de todos os assuntos discutidos, avaliou.
A estudante Tamires Gomes considerou esclarecedora a aula deste sábado. Refletimos sobre a história da educação no país e isso foi importante para entendermos o cenário atual, explicou a jovem da cidade de Poá (SP), que também achou positiva a participação dos vereadores nas aulas.
Estou feliz com o curso e achei muito boa a participação dos parlamentares para conhecermos os Projetos de Leis que eles têm nas determinadas áreas discutidas. Nunca pensei que os vereadores fossem tão acessíveis, afirmou.
REPÓRTER DO FUTURO
O curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” é resultado da parceria entre a Câmara Municipal, a Oboré Projetos Especiais de Comunicação e Artes e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site www.reporterdofuturo.com.br.
CURSO
O Projeto Repórter do Futuro está com inscrições abertas para o curso Descobrir Amazônia, Descobrir-se Repórter, que será realizado de 31 de março até 23 de junho.
Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de março, pelo site www.obore.com. O processo de seleção dos 25 participantes será no próximo sábado na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista).
(24/03/2012 13h)