pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Eleições 2024: Como ficam as bancadas partidárias da Câmara a partir de 2025

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

7 de outubro de 2024 - 16:43

Com a confirmação dos 55 vereadores que assumirão uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo, o primeiro turno das eleições de 2024 trouxe mudanças nas bancadas partidárias do Legislativo paulistano a partir de 2025.

Novamente o partido com mais vereadores, o PT terá oito cadeiras no total – mesma quantidade obtida no pleito de 2020. Na sequência, com sete parlamentares cada, aparecem MDB (+ 4 vagas em relação à eleição passada), PL (+ 5) e UNIÃO (+ 1).

Em seguida, com seis cadeiras, estão o PSOL – mesmo desempenho de 2020 – e PODE –  três a mais do que no último pleito. O PP terá quatro parlamentares, um crescimento em relação a 2020, quando o partido teve apenas uma vaga.

O PSD terá em 2025 as mesmas três cadeiras obtidas em 2020. REPUBLICANOS e PSB terão duas vagas – o primeiro perdeu dois parlamentares e o segundo se manteve estável, se comparado ao pleito anterior.

Por fim, três partidos terão uma cadeira cada, mas com desempenhos distintos em relação à 2020: NOVO (- 1), PV (igual) e REDE (+ 1), que não tinha representante no Legislativo paulistano.

Veja abaixo a composição das bancadas da Câmara de São Paulo para 2025:

PT – 8 cadeiras

MDB – 7 cadeiras

PL – 7 cadeiras

UNIÃO – 7 cadeiras

PSOL – 6 cadeiras

PODE – 6 cadeiras

PP – 4 cadeiras

PSD – 3 cadeiras

REPUBLICANOS – 2 cadeiras

PSB – 2 cadeiras

NOVO – 1 cadeira

PV – 1 cadeira

REDE – 1 cadeira

Federações

Esta foi a primeira eleição municipal desde a criação das federações partidárias, instituída pelo Congresso Nacional na Reforma Eleitoral de 2021. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Lei nº 14.208/2021 determina que a reunião de partidos em federações foi criada com o objetivo de permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país.

Ainda conforme o TSE, as federações funcionam como uma única agremiação partidária e podem apoiar qualquer candidato ou candidata, desde que permaneçam assim durante todo o mandato. Ou seja, por quatro anos, no mínimo.

Atualmente, de acordo com o Tribunal, o Brasil conta com três federações partidárias, que abrangem sete partidos, com validade até 2026. São elas: Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), que conta com o PT, PCdoB e o PV; Federação PSDB Cidadania, integrada pelo PSDB e o Cidadania; e a Federação PSOL Rede, que oficializa a união do PSOL com a Rede.

Com isso, a partir de 2025, na Câmara Municipal de São Paulo, a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) conta com 9 vereadores e a Federação PSOL Rede tem 7 parlamentares.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar