O atual presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), seguirá à frente do Legislativo paulistano em 2024. Ele foi eleito com 49 votos favoráveis durante a Sessão Plenária desta sexta-feira (15/12).
A outra candidata à presidência da Casa, vereadora Luana Alves (PSOL), recebeu seis votos. Da tribuna, Milton Leite disse que respeita todos os mandatos, que mantém um bom relacionamento com os parlamentares, destacou o trabalho realizado pelo Legislativo ao longo do ano e anunciou que 2024 será a despedida da carreira política na Câmara.
“Estou vindo aqui mais para cumprir essa missão desse último ano, para deixarmos essa Casa pacificada, considerando que teremos pela frente uma eleição municipal”, disse Milton. “Estou muito orgulhoso de presidir a Câmara Municipal de São Paulo. Me despeço, porque é a última vez que disputo, com certeza, a presidência. Não voltarei para esta Casa em 2025”.
Perfil
Milton Leite tem 67 anos. O parlamentar assumiu pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo em 1997. Ele está no sétimo mandato consecutivo na Casa. Leite foi presidente do Legislativo paulistano entre 2017 e 2018, e está à frente do Parlamento municipal desde o início desta legislatura (2021 -2024).
Atribuições do presidente
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo tem entre as principais funções chefiar os trabalhos legislativos, dar publicidade aos Atos da Casa e zelar pelo cumprimento do Regimento Interno.
Também é de competência do presidente da Casa anunciar e convocar as sessões plenárias e as reuniões da Mesa Diretora, dar posse aos vereadores e suplentes, bem como assumir o Executivo Municipal em casos específicos previstos na lei.
Confira abaixo a íntegra das eleições da Mesa Diretora da Câmara para 2024 e da Corregedoria-Geral: