Quem deseja votar nas eleições municipais deste ano tem até o dia 8 de maio para tirar o primeiro título ou regularizar a situação nos cartórios eleitorais de todo o país. Após essa data, o cadastro eleitoral será encerrado em virtude da organização do pleito. Quem perder o prazo fica impedido de votar e ainda pode enfrentar algumas restrições.
“Isso pode acarretar em algumas consequências, né? Como pagamento de multa pela ausência do voto. Aqueles eleitores que estiverem com o título cancelado por algum motivo também não conseguem, por exemplo, abrir conta em banco. E se precisar regularizar algum outro documento, como o CPF, ele não consegue regularizar enquanto não estiver quite com a situação eleitoral dele”, ressaltou a chefe de cartório, Cintia Hiromi Nakasa.
Além disso, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o eleitor também fica impedido de emitir passaporte e de se inscrever para concursos públicos. Os eleitores podem verificar sua situação eleitoral no portal do TSE ou na unidade da Justiça Eleitoral mais próxima.
Só neste mês de abril, mais de 280 mil eleitores paulistas procuraram os cartórios da cidade para tirar o primeiro título de eleitor, atualizar dados cadastrais, ou ainda realizar transferências de domicílio, como fez o Antônio.
“Eu vim transferir o meu título. Eu morava no Rio de Janeiro, mudei pra cá, moro em São Paulo há 20 anos, mas eu não tinha transferido o título. Então, toda eleição, eu tinha que votar no Rio, e não tinha mais vinculação nenhuma com a cidade a nível de querer votar. Agora não. Eu quero votar aqui, quero participar. E é importante fazer isso, porque, se não, fica muito fácil, né? A gente deixa os outros escolherem os políticos que vão governar e a gente só fica reclamando”, disse o advogado.
Diante do aumento expressivo de solicitações registradas, a orientação do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) é não deixar o atendimento para a última hora. O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. Caso haja segundo turno, a votação será realizada no dia 27 de outubro.
Serviço
Dúvidas sobre o fechamento do cadastro eleitoral podem ser esclarecidas no site do TRE-SP ou pela Central de Atendimento ao Eleitor, pelos telefones 148 ou (11) 3130-2100.
Em São Paulo, os cartórios vão funcionar neste feriado do dia 1º de maio, no sábado e no domingo das 11h às 17h. Nos demais dias da semana, o atendimento será das 9h às 17h.