pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Eliseu Gabriel é escolhido novo corregedor-geral da Câmara

Por: MARIANE MANSUIDO - DA REDAÇÃO

15 de dezembro de 2019 - 13:51

O vereador Eliseu Gabriel (PSB) foi eleito corregedor-geral da Câmara Municipal de São Paulo para o exercício de 2020, com 30 votos. A escolha ocorreu após a eleição da Mesa Diretora da Casa, realizada neste domingo (15/12). Também candidato para a função, o vereador Rodrigo Goulart (PSD) recebeu 15 votos. Houve ainda duas abstenções.

Cabe ao corregedor-geral zelar pela ética e decoro parlamentares, bem como pela ordem e disciplina do Legislativo paulistano. Também é o responsável por receber denúncias contra vereadores, presidir sindicâncias para apuração e aplicar sanções em casos de sua competência.

De acordo com Eliseu, todos os casos recebidos pela Corregedoria serão analisados com ponderação. “O principal caminho é agir com calma e equilíbrio. É preciso separar o que é feito no calor político, por isso, é necessária ponderação para garantir a justiça”, afirmou o novo corregedor.

Eliseu Gabriel está em seu quinto mandato como vereador na capital paulista, tendo sido eleito primeiramente nos anos 2000. É o atual presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara paulistana, cargo que ocupa pela terceira vez. O parlamentar também foi o relator da Comissão da Verdade do município, criada em 2012, para apurar atos de violação aos direitos humanos durante a ditadura militar.

Outros seis vereadores irão compor a Corregedoria do Legislativo paulistano. Eles serão escolhidos por suas bancadas ainda nesta semana, respeitando, sempre que possível, o quociente partidário definido no Regimento Interno da Câmara. O colegiado irá tomar posse no dia 1º de janeiro de 2020.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar