Moradores de diversas regiões de São Paulo estão preocupados com as possíveis enchentes que acontecerão no verão e, por isso, cobraram do secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Elton Santa Fé Zacarias, investimentos em canalização e limpeza de córregos.
A reivindicação da população aconteceu durante audiência pública realizada nesta quinta-feira na Câmara Municipal para discutir o orçamento destinado à secretaria em 2012, de cerca de R$ 1 bilhão.
Segundo Zacarias, a atual administração tem como prioridade quatro bacias. Estamos finalizando a licitação do Córrego Ponte Baixa (Zonal Sul), onde costuma ter muitas enchentes. Também está em andamento a licitação de obras no córrego Sumaré Água Preta (Zona Oeste), que minimizarão os problemas próximos ao Shopping Bourbon, explicou o secretário. Queremos começar ainda a licitação de outros dois projetos caros que serão realizados nos córregos Zavuvus (Zona Sul) e Aricanduva (Zona Leste), ressaltou.
Durante a audiência pública, Zacarias também foi questionado sobre investimentos em pontes, túneis e viadutos. Gastamos R$ 120 milhões neste ano em manutenção destes equipamentos e esse é um valor expressivo, afirmou o secretário, que classificou a queda de parte do muro de proteção e da passarela da Ponte dos Remédios, na Zona Oeste, nesta quarta-feira, como “um acidente”. Ele disse que “as providências já estão sendo tomadas”.
O relator do Orçamento 2012, vereador Milton Leite (DEM), declarou que existem muitas dúvidas em relação à pasta e que encaminhará as solicitações por escrito.
(24/11/2011 – 15h23)