A importância da Câmara Municipal de São Paulo no impulsionamento da economia da cidade, especialmente no fomento de emprego e renda, foi destacada pelo presidente do Legislativo paulistano, vereador Milton Leite (UNIÃO), durante o 7º Seminário Internacional de Líderes, realizado nesta terça-feira (28/11) na capital paulista.
Organizado pelo Líderes TV em comemoração aos 200 anos de relacionamento bilateral entre Brasil e Argentina, o evento contou com a participação de políticos e empresários dos dois países. O objetivo foi promover as relações entre Brasil, Argentina e América Latina nos principais setores de negócios, fomentar o desenvolvimento comercial e o alinhamento de políticas públicas e privadas para o Mercosul, além de estimular o crescimento e maior competitividade na região.
Em seu discurso, Milton Leite exaltou as medidas tomadas pela Câmara de São Paulo para impulsionar a economia da cidade. “O trabalho da Câmara Municipal de São Paulo é importante no destravamento e na regulação econômica da cidade de São Paulo. Nós abrimos a cidade para recepcionar [investimentos] melhorando o ambiente de negócio para todas as empresas. Veja que nós aumentamos significativamente o retorno de empresas que haviam deixado o município de São Paulo, nós baixamos o nosso ISS (Imposto Sobre Serviços) a 2%, é altamente atrativo, porque São Paulo é efetivamente uma cidade de serviço e nós precisamos trazer esses empresários da área de serviço aqui para São Paulo”, destacou.
Em outra frente, por exemplo, Leite citou as ações do Legislativo paulistano ligadas à construção civil e ao mercado imobiliário. “Do aspecto da construção civil e do setor empresarial, estamos no momento da revisão da Lei de Zoneamento, que estamos melhorando o ambiente, destravando a cidade. Todos os protocolos da cidade de São Paulo já estão sendo tratados de forma digital, não há mais físicos, e isso, para o empresariado do Brasil e da América Latina, é muito importante. Nós queremos nos manter como setor atrativo”, afirmou, acrescentando que todo o incentivo nesse setor tem como contrapartida o fomento à construção de habitações de interesse social, para diminuir o déficit habitacional do município.
Além disso, o presidente da Câmara pontuou que o cenário econômico proporcionado por essas ações é positivo para a atração de investimentos estrangeiros, especialmente de parceiros comerciais estratégicos como a Argentina. “A cidade de São Paulo se coloca no cenário da América como uma cidade aberta, plural, mas preocupada com o empresariado que queira investir aqui. Nós queremos que ele tenha o melhor ambiente possível e a Câmara colabora com isso”, ressaltou.
“Nós conseguimos trazer a cidade de São Paulo para um [índice de confiança de investimento] triple A com alta participação da Câmara Municipal de São Paulo nesse processo. A cidade tem todo o ambiente, inclusive para prestadores de serviços internacionais. Veja o grande número de ações que nós colocamos na cidade abertas para o país todo, para a América. Então, nós temos oportunidades fantásticas e de toda a natureza aqui na cidade de São Paulo, que se coloca no cenário da América e do mundo como um ótimo ambiente para investir e recepcionar esse empresariado”, finalizou Leite.
Participante do painel “Economia e Serviços Turísticos: desafios e expectativas 2024”, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, comentou sobre a importância da Argentina para o setor turístico paulista. “Nós temos uma sinergia absoluta com a Argentina. Acreditamos muito que 2024 será um bom ano, com aumento do fluxo turístico entre Argentina e São Paulo. Nós já temos previstos 1,5 mil voos para essa alta temporada, mais de 300 mil assentos colocados à disposição desse fluxo Argentina com vários destinos em São Paulo e vice-versa”, disse Lucena.
A TV Cultura foi uma das apoiadoras do 7º Seminário Internacional de Líderes e o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, também avaliou a importância da relação bilateral entre Brasil e Argentina. “É muito importante pensar que o Brasil é um exportador de quase US$ 15 bilhões, até outubro de 2023, para a Argentina, e importador de quase US$ 12 bilhões da Argentina, também até outubro. Nós somos o primeiro país que a Argentina mais compra e nós somos o quarto país que mais compra da Argentina. Então, é muito importante esse relacionamento e não podia ser deixado de lado. Acho que vamos ser um incremento nas negociações e na comercialização de produtos deles e nossos”, ponderou Maluf.
Diretora de Líderes TV, Cecilia Luchía-Puig comemorou a realização do evento. “Acho que o 7º Seminário Internacional de Líderes, no ano dos 200 anos das relações bilaterais e comerciais entre os nossos países, Brasil e Argentina, é fundamental, porque são as pessoas que fazem acontecer”, declarou Cecilia.
Confira algumas fotos da cobertura do evento. O álbum completo pode ser conferido no Flickr da CMSP. Créditos: André Bueno | REDE CÂMARA SP