pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Em evento virtual, Câmara discute educação ambiental e preservação 

Por: IARA SILVA - HOME OFFICE

28 de junho de 2021 - 20:58

Categorias

No Mês do Meio Ambiente e por iniciativa da vereadora Cris Monteiro (NOVO), a Câmara Municipal de São Paulo promoveu, na tarde desta segunda-feira (28/6), um evento virtual com o tema: “Educação Ambiental: Os problemas ambientais e a importância da preservação”. Para discutir o assunto, o convidado foi Helio Mattar, que é fundador do Instituto Akatu – Por um Consumo Consciente e cofundador do Instituto Ethos.

O debate girou em torno de ações que incentivam a sustentabilidade e reduzem o impacto ambiental. Quando questionado sobre educação ambiental no ambiente escolar, Helio Mattar explicou que o Instituto Akatu está presente em escolas há alguns anos. “Criamos uma plataforma na internet chamada EduKatu, onde temos conteúdos em formatos variados como textos, infográficos, vídeos, jogos, planos de aula, percursos pedagógicos e um espaço reservado para professores e alunos compartilharem informações”. Mattar contou ainda que docentes e estudantes são incentivados com bonificações. Atualmente, seis mil escolas fazem uso da ferramenta.

Desmatamento, mudanças climáticas, poluição, geração de resíduos e consumo excessivo também foram assuntos abordados.

Para encerrar o evento, Helio Mattar listou algumas ações diárias que nos ajudam a preservar o meio ambiente. “Podemos planejar o cardápio para comprar apenas o que é necessário, não comprar na hora da fome, armazenar os alimentos colocando as coisas antigas para uso antes das novas. Ao cozinhar, podemos fazer a preparação integral do alimento, usando cascas, talos e sementes… quando pensamos em água, usar o mínimo e reaproveitar o tanto que puder. Para a eletricidade, não deixar aparelhos em stand by, economizando na conta e ajudando na crise de energia. O transporte deve ser sempre que possível feito a pé, de bicicleta ou em carros compartilhados… E, o principal, é só comprar quando realmente é necessário. Tudo isso é respeito a natureza e respeito a todos nós”, concluiu.

Veja a íntegra do evento clicando aqui.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar