A promoção da saúde mental e atenção aos problemas psicológicos causados pela pandemia da Covid-19 são o foco do PL (Projeto de Lei) 224/2021, que cria o Programa Mente Saudável. A iniciativa é de autoria do vereador Eli Corrêa (DEM).
O projeto prevê que o programa será gratuito e oferecido por meio de plataforma virtual. Além disso, serão celebrados convênios e parcerias entre as secretarias municipais e organizações sociais de psicologia cadastradas no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
A preocupação com o aumento de problemas psiquiátricos e psicológicos tem sido recorrente para especialistas, que apontam o fenômeno como “Quarta Onda da Pandemia”, já que, assim como nos momentos anteriores (de primeira a terceira onda), afetaria um número alto de pessoas. Em janeiro, o Brasil adotou uma resolução da OMS (Organização Mundial da Saúde) visando reforçar a atenção à saúde mental das pessoas durante a pandemia. Chamado de “Preparação e resposta em saúde mental no contexto da pandemia da Covid-19”, o documento reúne ações de debate sobre o tema.
Na justificativa do PL, o vereador aponta programas federais e estaduais como inspirações para a legislação municipal. “Em âmbito Federal, foi criado o Programa ‘Mentalize’, que proporcionou palestras sobre conscientização dos problemas causados pelos transtornos psicológicos, e atingiu mais de 13 mil visualizações no YouTube. Já o Governo do Estado de São Paulo criou o ‘Programa Autoestima’, com o propósito de promover o acolhimento psicológico on-line da população. A implementação de um projeto que vise o tratamento de transtornos psicológicos é importante para que o município reforce seu papel de promover o direito fundamental ao acesso à saúde pública e, especificamente, à saúde mental”, argumenta o parlamentar.
Atualmente, o projeto está em tramitação nas comissões da Câmara Municipal de São Paulo.
Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Eli Corrêa (DEM). Você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o Vereador.