O PL (Projeto de Lei) 522/2021 – autoria do vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) – implementa a Campanha de Incentivo e Conscientização sobre a Logística Reversa em São Paulo. O intuito é informar a população sobre a importância de práticas sustentáveis e logística reversa, caracterizada por um conjunto de ações voltado ao reaproveitamento de resíduos descartados.
Na justificativa da proposta, o vereador afirma que “a geração excessiva de resíduos causa grandes problemas na cidade. Uma grande parcela é constituída por matérias-primas que poderiam estar sendo reinseridas no processo produtivo, como é o caso dos materiais recicláveis”.
O parlamentar complementa os argumentos utilizados no PL e entende que a campanha, além de promover práticas sustentáveis, também combate outro problema. “Vamos enfrentar um dos problemas mais urgentes da nossa cidade: as enchentes. A prática da logística reversa é uma estratégia fundamental para mitigar os impactos das inundações”.
A cidade de São Paulo já conta com a obrigatoriedade da implantação de logística reversa para o recolhimento de produtos específicos. A Lei nº 17.471/2020 – que segue diretriz federal – diz que a implementação e operacionalização de sistemas de logística reversa podem adotar soluções integradas que contemplem procedimentos de compra de produtos ou embalagens usadas, sistemas de reciclagem, atuação em parceria com cooperativas ou outras formas de associação de catadores, bem como postos de entrega voluntária de resíduos reutilizáveis e recicláveis.
Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS). No link, você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o Vereador.