pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Em Projeto, vereador propõe criação de cadastro para inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Por: MARCO CALEJO - HOME OFFICE

8 de abril de 2022 - 16:53

Protocolado na Câmara Municipal de São Paulo pelo vereador Adilson Amadeu (UNIÃO), o PL (Projeto de Lei) 567/2020 cria o Cadastro de Profissionais com Deficiência. Em tramitação na Casa, o projeto visa a inserção no mercado de trabalho.

O texto do PL explica que o cadastro poderá ser feito por pessoas com deficiência física, mental ou sensorial, desde que sejam moradoras na cidade de São Paulo. A proposta prevê que o sistema contará com “base de dados, instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos que permitam a identificação de vagas para pessoas com deficiência”.

O Projeto de Lei estabelece ainda algumas regras. A iniciativa dispõe de normas quanto ao uso dos dados fornecidos, à confidencialidade das informações e à privacidade das pessoas inscritas. O autor assegura todos esses direitos com base na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), instituída na Lei n° 13.709, de 14 de agosto de 2018.

Na justificativa do projeto, o texto cita que há procura por profissionais com algum tipo de deficiência, já que a Lei de Cotas, prevista na Lei n° 8.213, de 24 de julho de 1991, determina que de 2% a 5% do quadro de funcionários de uma empresa devem ser compostos por pessoas com deficiência. O PL também destaca uma legislação municipal em vigência desde 2022 que trata do tema.

“No Município de São Paulo desde 2002 está em vigor a Lei nº 13.398, de 31 de julho de 2002, que dispõe sobre o acesso de pessoas portadoras de deficiência a cargos e empregos públicos da Prefeitura do Município de São Paulo, e reservar vagas no serviço público para portadores de deficiência, no dobro da cota da lei federal: 10%. Apesar disso, sabemos que há, no mercado de trabalho, muitos profissionais desempregados e em situação de fragilidade social”, ressalta o texto do projeto.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Adilson Amadeu (UNIÃO). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o Vereador.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar