pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Em projeto, vereador propõe que professores e funcionários possam consumir merenda escolar

Por: DA REDAÇÃO

16 de julho de 2020 - 11:17

De autoria do vereador Gilberto Nascimento Jr. (PSC), o PL (Projeto de Lei) 96/2019 autoriza o consumo de merenda escolar por professores e demais servidores das unidades da rede municipal de ensino. A proposta está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo e foi aprovada em primeira votação na Sessão Extraordinária de quarta-feira (15/7).

A ideia é que os professores e os demais funcionários que atuam de forma efetiva nas escolas públicas do município possam usufruir da alimentação oferecida aos alunos, durante o período letivo.

O projeto estabelece que isso deva ser feito respeitando a prioridade de alimentação dos estudantes. A proposta ainda prevê que a medida não implicará em qualquer acréscimo para os professores e demais servidores das escolas, nem decréscimo de quaisquer direitos remuneratórios ou indenizatórios, especialmente quanto ao direito ao vale-alimentação ou equivalente.

No texto, a previsão é de que o alimento deve ser consumido no mesmo local e junto aos alunos, de forma a contemplar espaço de convivência, prática educativa e garantir o processo de integração da comunidade escolar.

Justificativa do projeto

Na Justificativa, o vereador apontou a inserção de milhares de crianças carentes na escola pública por conta da alimentação oferecida nas unidades, e a melhoria do aproveitamento pedagógico destes alunos, tornando a atividade muito mais significativa do que uma mera refeição.

De acordo com o autor, a natureza pedagógica da alimentação escolar leva à necessidade de que todos os membros da comunidade escolar – professores e demais servidores – sejam inseridos no processo. “Esta convivência da comunidade escolar no espaço das refeições, além de uma necessidade, também é um momento de orientação sobre a correta alimentação e de integração entre seus membros”, diz o documento.

O vereador ainda indica que não há regramento específico por parte do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, mas que a Secretaria de Educação do Estado orienta que os alimentos sejam compartilhados no mesmo horário e local pelos professores. O que também preconiza o parecer técnico nº 02/2014 – GPAE/DIRAE/FNDE, com a manifestação dos técnicos e dirigentes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE sobre o assunto.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Gilberto Nascimento Jr (PSC). No link, você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com o Vereador.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar