A Comissão de Trânsito, Transportes e Atividade Econômica realizou reunião virtual de trabalho nesta quarta-feira (10/6), na qual os vereadores decidiram pela elaboração de um requerimento para que o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, seja convidado a prestar esclarecimentos.
O acordo é para que o requerimento seja escrito pela vereadora Janaína Lima (NOVO) e colocado em votação na próxima reunião ordinária. A ideia surgiu por conta de uma declaração do prefeito Bruno Covas (PSDB), dizendo que vai demitir o secretário caso não seja respeitada até sexta-feira (12/6) a determinação de que os ônibus do transporte coletivo não circulem com passageiros em pé.
O vereador Adilson Amadeu (DEM) lamentou o depoimento do prefeito e defendeu o secretário. Disse que Caram tem feito um bom trabalho no setor de transportes e considerou um desrespeito o tom da fala do chefe do Executivo.
O presidente da Comissão, vereador Senival Moura (PT), apontou que o sistema tem problemas do ponto de vista estrutural, está à beira de um colapso, e que se agravou por conta da pandemia. Segundo ele, as empresas que prestam o serviço de transporte coletivo estão passando por problemas financeiros para arcar com os direitos dos trabalhadores, porque o contrato mais recente é inviável.
O vereador Alessandro Guedes (PT) também enalteceu o trabalho do secretário Edson Caram, avaliando que tem dado resultado e atendido às necessidades da cidade. Cobrou, porém, melhores ações de higienização dos veículos do transporte público e proteção aos trabalhadores do sistema.
A vereadora Janaína Lima questionou se existe um planejamento de como se dará o deslocamento da população com o retorno das atividades econômicas, e por essa razão, sugeriu o convite para esclarecer se existe um plano para isso.
Confira abaixo a íntegra da reunião da Comissão de Trânsito, Transportes e Atividade Econômica.