A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (24/2), que a vacinação contra a Covid-19 estará disponível durante todo o fim de semana e feriado de Carnaval em postos específicos da cidade.
No próximo sábado (26/2), a imunização de crianças, jovens e adultos acontece em AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Integradas, das 8h às 19h. Já no domingo (27/2), a vacinação acontece apenas para adolescentes e adultos em farmácias parceiras da avenida Paulista e nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos, da Independência e da Juventude.
Na segunda e terça-feira (28/2 e 1º/3), a vacinação ocorrerá nas AMAs/UBSs Integradas para todos os públicos.
Confira na plataforma De Olho na Fila o endereço dos postos de vacinação.
Atuação do município 1
As atividades presenciais estão sendo retomadas em CEUs (Centros Educacionais Unificados) com uma série de orientações e protocolos sanitários contra a Covid-19. As principais recomendações estipulam a apresentação de comprovante de vacinação, a priorização de atividades ao ar livre, o uso constante de máscara e a higienização frequente das mãos.
Sobre as atividades físicas, as orientações são as mesmas e o uso de máscara continua obrigatório. Participantes de atividades aquáticas e de esporte coletivo podem ficar sem máscara somente durante a aula. O uso do Parque Aquático das unidades fica limitado até 50% da capacidade.
O protocolo geral para utilização dos CEUs está disponível neste link.
Atuação do município 2
Para ampliar a cobertura vacinal de crianças entre 5 e 11 anos, a Prefeitura de São Paulo está vacinando esta faixa etária nas escolas da rede municipal de ensino desde a última segunda-feira (21/2). A ação integra a Campanha E de Vacinação do governo estadual.
Para realizar a imunização, as UBSs mandam um termo de consentimento para as escolas com data e horário da ação, dando a oportunidade de pais e responsáveis comparecerem no local caso queiram acompanhar.
Tanto a primeira quanto a segunda dose podem ser aplicadas em escolas em um dia normal de aula. Sendo assim, a vacinação é feita no início do período de aula ou 30 minutos antes do encerramento.
Mais sobre o novo coronavírus 1
De acordo com o boletim diário mais recente, publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, sobre a pandemia do novo coronavírus, até esta quinta (24/2), a capital paulista totalizava 41.321 vítimas da Covid-19. E havia, ainda, 1.858.732 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.
Abaixo, um gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.
Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade e Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira (24/2) é de 51,1%. Já a ocupação de leitos de enfermaria está em 44,5%.
No Estado, a taxa de ocupação em UTIs está em 53,4%. E nos leitos de enfermaria está em 41,7%. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.
Mais sobre o novo coronavírus 2
Nesta quinta-feira (24/2), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso emergencial de um novo medicamento que promete aumentar a resistência contra a Covid-19 em pessoas imunocomprometidas graves em decorrência de outros problemas de saúde.
Chamado de Evusheld e produzido pela farmacêutica AstraZeneca, o remédio não substitui a vacinação da população em geral e é recomendado apenas para pessoas acima de 12 anos não infectadas pelo novo coronavírus que tenham defesas imunológicas comprometidas por outras doenças ou que não possam ser vacinadas contra o vírus.
De acordo com a Anvisa, ensaios científicos demonstraram que os anticorpos do medicamento são capazes de neutralizar as diferentes variantes da Covid-19, incluindo a variante Ômicron.
*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta quinta-feira
*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus