Aprovado em primeiro turno de votação pela Câmara Municipal de São Paulo no fim do ano passado, o PL (Projeto de Lei) 428/2021, de autoria da vereadora Cris Monteiro (NOVO), cria a política municipal de dados abertos e transparência na capital paulista. Também assinam como coautores da proposta os vereadores Rubinho Nunes (PODE), Rodrigo Goulart (PSD), Marlon Luz (MDB) e Edir Sales (PSD).
De acordo com o texto do projeto apresentado pela vereadora Cris Monteiro, o PL prevê a ampliação da transparência e o fortalecimento da relação entre o munícipe e o Poder Público. “A transparência é um desafio para a Administração Pública, pois o dinamismo da sua atuação deve estar alinhado com a permanente evolução tecnológica relacionada ao acesso à informação e produção e circulação de dados”.
A parlamentar menciona no Projeto de Lei os cinco motivos enumerados pelo portal brasileiro de dados abertos que justificam a importância de fomentar a política pública de transparência da administração pública. São destacados, de forma resumida, a clareza nas informações da gestão pública, a contribuição da sociedade com serviços inovadores ao cidadão, o aprimoramento na qualidade dos dados governamentais, a viabilização de novos negócios e a obrigatoriedade por lei.
No decorrer do texto, a autora do PL também relaciona a transparência de dados com a democracia. “Em uma sociedade democrática e funcional, os cidadãos precisam saber o que seu governo está fazendo. Para isso, eles devem ser capazes de acessar livremente dados e informações do governo e compartilhar essas informações com outros cidadãos”.
Entre outros pontos trazidos para a discussão do tema, Cris Monteiro ressalta os benefícios da abertura de dados públicos para a economia da cidade. “Geração de emprego e renda, pois permite aos empreendedores o acesso à informação muitas vezes necessária para a abertura de novas empresas e startups que podem gerar trabalho e fomentar novos modelos de negócios”.
O Projeto de Lei está em fase de tramitação na Câmara Municipal de São Paulo. A proposta aguarda ser incluída na pauta de votação do Plenário para ser apreciada em segunda e definitiva discussão antes de ser encaminhada para sanção do prefeito.
Acompanhe aqui outros projetos em tramitação da vereadora Cris Monteiro (NOVO). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o (a) Vereador (a).