Nesta terça-feira (6/12), a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia realizou a última reunião de 2022. O colegiado e convidados fizeram uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano e trouxeram as perspectivas para 2023.
O vereador Rodrigo Goulart (PSD), presidente do colegiado, falou sobre diversas pautas e os destaques de atuação da Comissão. “Priorizamos a cidade de São Paulo no panorama internacional de eventos, o que nos rendeu proveitosa e valorosa discussão sobre as peculiaridades da capital a serem exploradas, além de encaminhamentos e publicidade de diversos assuntos dos setores abrangidos pela Comissão”, lembrou Goulart.
Confira alguns eventos destacados na reunião:
– Bienal Internacional do Livro
Na edição de 2022, a Bienal teve a participação de 182 expositores, três milhões de livros disponíveis para comercialização e 1.500 horas de atividades culturais como debates e sessão de autógrafos. Com a presença de 660 mil pessoas no dia 9 de julho;
– Dia Mundial do Queijo
O 2º Mundial do Queijo do Brasil, aconteceu em São Paulo no mês de setembro com ampla programação para o público e para os profissionais da gastronomia. Mais de 100 produtores participaram da feira de queijos, bebidas e alimentos com acesso gratuito;
– Jubileu Troféu São Paulo
Os vereadores também destacaram a 25ª edição do Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia. O prêmio criado pela Câmara Municipal de São Paulo comemora seu Jubileu em 2022. Os vencedores serão conhecidos no dia 12 de dezembro. A proposta é incentivar a divulgação da gastronomia paulistana, homenageando os melhores trabalhos jornalísticos em revistas, programas da mídia eletrônica, fotos, trabalhos acadêmicos e aplicativos.
Crescimento do setor de eventos
De acordo com o diretor-superintendente do SINDIPROM-SP (Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo), Armando Arruda, houve um aquecimento dos eventos nos últimos meses, e a expectativa é que haja ainda mais feiras, shows e congressos em 2023.
“Nós tivemos um ano surpreendentemente bom. As feiras e eventos de negócios foram muito bem esse ano e com projeções muito boas. Agradeço também o trabalho desta Comissão, pois tivemos grandes avanços em relação à legislação”, comentou Arruda.
Para o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), foi um ano de vitórias para os segmentos representados pelo Legislativo. “O turismo é fundamental para o crescimento econômico e geração de empregos em São Paulo e em todo o país. Já o mercado de eventos da capital tem a expectativa da grande retomada em 2023. Sendo que o calendário oficial de eventos é uma boa notícia para o próximo ano”, comemorou Sansão.
Outra integrante do colegiado, a vereadora Sandra Santana (PSDB) também fez observações sobre a retomada das atividades e como 2022 foi positivo para os empresários de eventos, os trabalhadores e o público de uma forma geral. “Nós conseguimos realizar e idealizar projetos que nós esperamos dar continuidade no próximo ano. Que a gente também possa continuar tendo fomento do governo de São Paulo, como por exemplo, o evento das Rotas Gastronômicas da capital”.
Confira abaixo a íntegra da reunião.