A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais desta terça-feira (24/10) recebeu a embaixadora e subchefe do Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo, Irene Vida Gala. Durante a reunião diversos assuntos foram tratados, como guerras, solução de conflitos e papel internacional do Brasil nas relações exteriores, além da presença de mulheres no Ministério das Relações Exteriores.
Os vereadores Cris Monteiro (NOVO) – presidente do colegiado, e Hélio Rodrigues (PT), marcaram presença na conversa e interagiram durante a participação de Irene Vida Gala. A fala inicial destacou a presença de mulheres nas rodadas de negociação de conflitos internacionais.
“Só há homens em cenas de negociação e é o que se passa atualmente na crise entre Palestina e Israel. Quem sofre, essencialmente, são mulheres e crianças. Os homens constroem os processos políticos, mas são afetados de outras formas. As mulheres poderiam solucionar o conflito ou tentar preveni-lo por meio de um trabalho de antevisão daquilo que o conflito proporciona”, concluiu a embaixadora, afirmando que a política externa comandada por mulheres teria uma abordagem diferente.
Sobre os atuais conflitos Rússia-Ucrânia e Israel-Palestina, ela pontuou a necessidade de se discutir a paz e não a guerra, indicando que o Brasil tem tradição diplomática e prestígio internacional construídos por pilares como estabilidade e previsibilidade.
“A construção da nossa lógica de política externa está nas nossas fronteiras, não há disputa, fora que o Brasil busca sempre o desenvolvimento interno para poder crescer no cenário internacional ao exportar produtos. Falo isso porque não há interesse em guerras. O interesse do país é explorar as melhores relações possíveis e ampliar o poder dentro da América do Sul”.
O papel do Brasil na presidência do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) ainda entrou na conversa. Para Irene Vida Gala, a única lógica é brigar pela paz e aumentar os espaços de cooperação para reduzir os conflitos.
Vereadores
Autora do convite à embaixadora, Cris Monteiro disse ter sido uma reunião inspiradora para o entendimento da situação mundial e dos conflitos momentâneos. “Ela nos deixou a mensagem de que a diplomacia brasileira defende a cultura de paz e São Paulo está nisso. Saímos daqui hoje com esta mensagem reafirmando o trabalho feito pela diplomacia brasileira. A guerra acontece quando a política não consegue resolver os problemas, mas a política permanece na guerra”.
O vereador Hélio Rodrigues destacou ser importante a cidade de São Paulo estar no cenário das relações internacionais. “A gente precisa aqui na Câmara trazer embaixadores, dialogar. Estou atento às relações que construímos com os chineses também”.
Requerimento
A Comissão de Relações Internacionais também aprovou um requerimento, autoria da vereadora Cris Monteiro. O documento convida Renato Ochman, Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Israel, para uma das próximas reuniões com o intuito de traçar um entendimento relativo às próximas tendências no âmbito da política internacional.
Além da vereadora Cris Monteiro (NOVO) e do vereador Hélio Rodrigues (PT), a reunião, contou com a presença dos vereadores André Santos (REPUBLICANOS), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Rute Costa (PSDB).
Confira a íntegra no vídeo abaixo: