A Câmara Municipal de São Paulo entregou, na manhã desta sexta-feira (6/9), a José Pinho dos Santos o Título de Cidadão Paulistano. A honraria foi proposta pelo vereador Gilson Barreto (MDB). O parlamentar explicou a homenagem ao português que vive no Brasil há 70 anos.
“Essa na realidade é uma homenagem aos portugueses. Ele, como muitos imigrantes, ajudou na organização da comunidade deles aqui no país, da Casa de Portugal e outras instituições como o Sampapão [Sindicato da Panificação]. Esse é um guerreiro e um representante daqueles que saíram de seus países, vieram para o Brasil e se desenvolveram aqui”, comentou Barreto.
José Pinho dos Santos nasceu em Moldes, no município de Arouca, Portugal, em 16 de junho de 1939, filho de Joaquim Gomes dos Santos e Emília Gomes de Pinho. Cresceu em Portugal durante o regime do Estado Novo, liderado por António Salazar. Aos 15 anos, veio para o Brasil em busca de melhores oportunidades.
Chegou ao país em 11 de fevereiro de 1955, desembarcando no Porto de Santos e, após três meses de trabalho na região, se mudou para São Paulo. Na capital, começou a trabalhar como balconista e, posteriormente, motorista em uma padaria na Rua Antônio de Barros, no Tatuapé. Aos 21 anos, tornou-se sócio de uma panificadora, o que marcou o início da trajetória como empreendedor.
Após uma década sem ver sua família, voltou a Portugal no ano de 1965, onde se casou com Nilde Cardoso de Pinho e retornou ao Brasil um ano depois. Juntos participaram ativamente da comunidade portuguesa em São Paulo, em diversas entidades culturais e comunitárias, como o Clube Português da Rua Turiassu, Casa de Portugal e Associação Portuguesa de Desportos.
Em 1979, o homenageado, junto a amigos, fundou o Arouca São Paulo Clube para preservar a cultura portuguesa e, ao longo de 45 anos, se dedicou à entidade como diretor, conselheiro e presidente. Também atuou por 40 anos no Sampapão (Sindicato da Panificação), onde foi diretor de patrimônio.
José Pinho dos Santos e a esposa Nilde são cidadãos portugueses naturalizados brasileiros e estabeleceram sua vida e família no Brasil, com duas filhas e três netos, todos com dupla cidadania. Aos 85 de idade, ele agradeceu a homenagem do Legislativo paulistano.
“São Paulo para mim é um paraíso. Eu adoro essa cidade, morar aqui. Já estive na Câmara em outras ocasiões e voltar aqui para receber o Título de Cidadão Paulistano me deixa muito emocionado e agradecido,” disse.
Confira como foi a Sessão Solene no vídeo abaixo:
Veja também o álbum de fotos da cerimônia, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP