RenattodSousa
Para homenagear a profissão que foi a primeira a ter uma faculdade em solo brasileiro, graças ao empenho do imperador D. Pedro I, que não queria ver alunos viajando para estudar em Coimbra, Portugal, a Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito promoveu nesta quarta um encontro para celebrar o Dia do Advogado.
Na ocasião, foram homenageados autoridades e personalidades da área jurídica e de outros setores da sociedade civil por suas contribuições à sociedade, como a Fundação Gol de Letra, Fundação Edmilson e LBV, entre outras. Foram entregues durante a sessão o Prêmio Top Qualidade Brasil – Edição Especial.
O advogado Ives Gandra Martins foi um dos advogados escolhidos para ser homenageado e aproveitou para comentar a “espetacularização” de julgamentos transmitidos pela televisão. Pessoalmente já disse aos ministros do Supremo Tribunal Federal que a televisão popularizou o Direito, mas tirou a serenidade que o magistrado tinha de falar só nos autos. Faz 55 anos que eu exerço advocacia. A judicialização da política tem um aspecto positivo, que é fazer o povo saber a função do advogado. Martins aposentou-se em 1992 e atualmente ministra palestras.
(08/08/2012 21h37)