pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Encontro celebra o centenário de Grande Otelo

Por: - DA REDAÇÃO

22 de outubro de 2015 - 21:45

Categorias

2015-22-10 ENCONTRO CEM ANOS DE GRANDE OTELO-RICHARD LOURENCO-8118-300CAPA

Entidades ligadas ao movimento negro participaram da homenagem
Foto: Richard Lourenço

 

Entidades ligadas ao movimento negro reuniram-se na Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (22/10) para celebrar os cem anos de nascimento do ator e comediante Grande Otelo. O objetivo do encontro é manter viva a história, as realizações e as conquistas do artista, que foi considerado “o maior ator do Brasil” pelo diretor americano Orson Welles.

Nascido em 18 de outubro de 1915, Sebastião Bernardes de Souza Prata ficou conhecido como Grande Otelo. Foi ator, comediante, cantor, escritor e compositor brasileiro. Tem em seu currículo inúmeras peças e diversos filmes de sucesso, incluindo as comédias que estrelou ao lado de Oscarito, nas décadas de 40 e 50, e a versão cinematográfica de “Macunaíma”, realizada em 1969.

“Grande Otelo merece todo nosso respeito, todo nosso amor, todo nosso carinho. Nós precisamos reverencia-lo. Nosso povo precisa conhecer a história de Grande Otelo, porque mesmo em vida precisou primeiro ser reconhecido fora do Brasil para depois ser reconhecido entre nós. Então,  precisamos valorizar nossos ídolos, nossos artistas, nosso povo negro. Ele é um negro que fez história”, ressaltou o coordenador estadual do CONEN-SP (Coordenação Nacional de Entidades Negras), Gilson Negão.

Entre as homenagens ao artista referencia da cultura negra do Brasil, os movimentos manifestaram a importância de ser mantido o nome de Grande Otelo no Polo Cultural e Esportivo do Anhembi. “Não é possível aceitarmos que isso ocorra. Mesmo com admiração a Adoniram Barbosa (proposta de mudança do nome), o Grande Otelo é para nós a referência enquanto militante negro, como ator negro e tem outros espaços importantes na cidade que podem receber o nome do Adoniram”, afirmou a presidente estadual da CONEN –SP, Rosa Anacleto.

“Nós, da ABASP (Associação das Bandas/ Blocos Carnavalescas de São Paulo), não podemos esquecer a referência que Otelo tem ao samba daqui. Embora a gente não desfile no sambódromo, sabemos que aquele Polo Cultural Grande Otelo no Anhembi merece ter outra dinâmica a partir do centenário, que ainda não tem nenhum foto ou busto homenageando sua figura”, completou o presidente da entidade, Candinho Neto.

O vereador Paulo Fiorilo (PT) proponente do encontro,  destacou que Grande Otelo é um exemplo de cidadania e superação. “Para a gente, homenagear o Grande Otelo significa reconhecer valores importantes de uma pessoa que superou barreiras, inclusive raciais, para poder ocupar seu espaço, mesmo ele não encarando desta forma. Mas imagine a dificuldade que ele teve do ponto de vista de discriminação racial há 50 anos”, disse o vereador.

O evento contou com a participação de representantes dos movimentos Fala Negão/Fala Mulher, Grupo de Sambistas de SP, ABASP (Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo), Faculdade Zumbi dos Palmares, Unegro (União de Negros pela Igualdade Racial) e Coordenação da Marcha Zumbi.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar