RenattodSousa
Por iniciativa do vereador Aurélio Nomura (PSDB), a Aliança Cultural Brasil-Japão comemorou nesta sexta-feira seus 55 anos de fundação em um encontro realizado nas dependências da Câmara Municipal de São Paulo.
Fundada em 17 de novembro de 1956, a Aliança Cultural Brasil-Japão nasceu com o intuito de preservar, fortalecer e estreitar cada vez mais os laços de amizade entre brasileiros e japoneses. Esse vínculo originou-se com a convivência daqueles que colaboraram com a Comissão Organizadora dos Festejos do IV Centenário da cidade de São Paulo, evento que reuniu todas as comunidades imigrantes para comemorar o aniversário da fundação da cidade em 1954 e, da qual, Guilherme de Almeida, o príncipe dos poetas brasileiros, foi presidente.
Segundo o vereador Aurélio Nomura, São Paulo é um grande caldeirão multicultural, e é isso que faz a diferença na cidade. Essa mistura de culturas é o que nós somos. E a Aliança Cultural, em São Paulo, é a maior escola de língua japonesa fora do Japão. Temos cerca de 2 mil alunos. Desse total, 40% não tem descendência japonesa. Estão aprendendo porque gostam da língua e dos costumes, disse o vereador.
Para o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Anselmo Nakatani, a entidade foi criada por um brasileiro. Por isso, entendemos que seu corpo diretivo deva também ter representantes brasileiros. E temos uma quantidade muito grande de brasileiros que nos procuram para aprender a língua japonesa. Essa união e a vontade de trabalhar em conjunto é a principal diferença de nossa entidade, disse.
Participaram da mesa, além do vereador Aurélio Nomura, o Presidente da Aliança Cultural Brasil- Japão, Anselmo Nakatani, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Kasuaki Obe, o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, o secretário Municipal dos Negócios Jurídicos de São Paulo, Claudio Lembo, Presidente do Conselho Superior da Aliança Cultural Brasil-Japão, Hideki Hirashima.
(18/11/2011 21h04)