A Câmara Municipal recebeu nesta quinta-feira (24) um encontro que discutiu a Lei 13.941, que criou o programa Nas Ondas do Rádio, cujo objetivo é apoiar ações de educomunicação nas escolas da rede municipal de São Paulo. As propostas dos participantes servirão de base para a elaboração de um novo projeto de lei, com o intuito de aperfeiçoar o programa.
O evento é uma iniciativa do vereador Carlos Neder (PT), autor do projeto de lei que criou o programa. O mandato do parlamentar irá compilar as sugestões recebidas e irá apresentar o novo texto em um evento a ser realizado em 22 de junho. A população pode participar enviando suas ideias para o e-mail vereadorneder@terra.com.br até 15 de junho.
Temos total abertura para rever a lei, afirmou Neder durante o encontro. É uma oportunidade para ver o que está defasado, especialmente pelas novas tecnologias. O vereador ainda propôs que à lei, sancionada em 2004, sejam incorporadas ideias contidas na regulamentação posterior, tornando-a mais completa.
Outras ideias apresentadas pelos participantes do encontro foram a contratação de profissionais para se dedicarem integralmente à implementação do programa nas escolas atualmente, as atividades são coordenadas por docentes fora de seu horário de aula e a fixação do número de educadores capacitados por ano, entre outras.
NAS ONDAS DO RÁDIO
O programa tem origem no projeto Educom.radio , desenvolvido de 2001 a 2004 pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP, visando a implementação de atividades educomunicativas nas escolas da rede pública municipal.
O coordenador do programa, Carlos Lima, diz que a iniciativa cresceu muito desde então. Inicialmente focado nos alunos do ensino fundamental, hoje também inclui estudantes do ensino médio e de educação de jovens e adultos. Outro avanço foi a inclusão de novas mídias, como a internet e o vídeo.
É um projeto que vem sempre acompanhando as novas tecnologias que estão se incorporando ao espaço escolar. A gente ganhou muito com esse trabalho articulado com as tecnologias, afirma Lima. Segundo o coordenador, hoje o programa conta com cerca de 300 projetos sendo desenvolvidos nas escolas municipais e capacita 1.000 professores todos os anos.
(24/05/2012 19h06)