RenattodSousa/CMSP
A família tem papel fundamental para o desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down, defenderam os participantes do III Seminário em Comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down realizado nesta segunda-feira na Câmara Municipal de São Paulo. O tema do encontro foi Família no Protagonismo.
O evento, em uma iniciativa do vereador Floriano Pesaro (PSDB), reuniu representantes do Executivo, instituições especializadas e familiares de pessoas com Síndrome de Down. É fundamental que a família acolha e respeite pessoas com deficiência porque isso torna a inclusão muito mais fácil, disse Pesaro, que ainda ressaltou a importância da participação popular nas discussões. Muitas iniciativas da sociedade são muito boas e acabam virando políticas públicas, acrescentou.
A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, participou do seminário e destacou os principais projetos promovidos pelo Executivo. Hoje temos o programa ‘Inclui’, que é muito importante, e atende mais de 15 mil pessoas nas escolas. Não tenho dúvidas de que o embrião da inclusão é a educação, declarou. Segundo Marianne, um projeto de inserção iniciando a partir das escolas acaba até com a necessidade de secretarias especiais para tratar do caso. Precisamos unir os Governos Municipal, Estadual e Federal e todas as secretarias, porque, por exemplo, para levar as crianças às escolas precisamos pensar em preparar professores e oferecer transporte, disse.
A representante da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência Flávia Maria Vital destacou a importância da coletividade durante sua participação no seminário. As pessoas precisam se unir para que os avanços aconteçam com mais rapidez. Além disso, precisamos lembrar que políticas sociais e de direitos humanos não são coisas de partido, mas de toda população, afirmou.
O coordenador de diversidade da empresa Basf, Guilherme Bara, sinalizou para a necessidade de levar informação e serviços para a população da periferia e das regiões mais carente da cidade. Precisamos aproveitar esse debate para discutir a importância de se levar experiências como essa também para pessoas da periferia, ressaltou.
Durante o seminário, pais de pessoas com Síndrome de Down deram depoimentos e falaram sobre o dia a dia dessas famílias. Não existe uma forma correta de criar os filhos e isso cada um vai descobrir com a convivência. As experiências de outras famílias nos ajudaram muito a lidar com o Luis Otávio (filho de Eliana), e a nossa família sempre buscou estratégia para pensar tudo de maneira conjunta, contou Eliana Nogueira de Almeida, presidente da Adid (Associação para Desenvolvimento Integral do Down).
O III Seminário em Comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down contou com a participação do casal de atores protagonistas do filme Colegas, Ariel Goldenberg e Rita Pokk. O longa, premiado em festivais de cinema na Itália, Rússia e em Gramado (RS), conta a história de um trio de amigos que vive junto em um instituto para pessoas com Síndrome de Down e que decide fugir do local para realizar seus sonhos.
O casal de atores protagonistas do filme Colegas, Ariel Goldenberg e Rita Pokk (à direita), também participou do evento |