Luiz França / CMSP
A Câmara recebeu nesta quinta-feira a relatora dos direitos da criança da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Rosa Maria Ortiz, que viaja por diversos países para levantar as reais condições em que as crianças e adolescentes vivem para elaborar relatório à Organização dos Estados Americanos (OEA).
Estima-se que atualmente 500 mil crianças e jovens de até 18 anos façam parte de exércitos armados, e que quase 30 milhões não tenham sequer direito a educação. Estamos começando com o Brasil, depois devemos ir para El Salvador, Honduras, México e Jamaica, disse Rosa.
Representantes de organizações de direitos humanos presentes ao evento forneceram dados para a elaboração do relatório, e destacaram a violência que jovens sofrem em reformatórios e nas ruas por questões raciais. Trabalhamos a questão da criança em medida socioeducativa, em nível de internação, e vimos que 47% dos internos eram ligados ao tráfico, disse o advogado José Nildo Alves Cardoso.
Segundo a vereadora Juliana Cardoso (PT), que preside a Comissão dos Direitos Humanos, a Câmara também vai contribuir para a elaboração do relatório. Temos hoje aqui várias entidades que trabalham a questão da violência, dos direitos humanos, e vamos aproveitar esse espaço para municiar a Rosa Ortiz com dados que coletamos, disse.
(03/10/2013 18h09)