A Câmara Municipal de São Paulo realizará no dia 22 deste mês, às 19h, no Auditório Prestes Maia, a Sessão Solene de entrega do Prêmio feminista Heleieth Saffioti, edição 2020/2021.
O prêmio visa reconhecer as ações de combate à discriminação social, sexual ou racial e a defesa dos direitos das mulheres no município de São Paulo.
A honraria é anualmente atribuída a uma pessoa física e a uma jurídica. Nesta edição, as homenageadas serão a acadêmica Renata Gonçalves e a SOF – Sempreviva Organização Feminista. A premiação não foi entregue em 2020, excepcionalmente, por conta da pandemia.
Graduada em Serviço Social pelo Institut Cardijn (Bélgica), mestra em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de doutorado na École de Hautes Études en Sciences Sociales (França), Renata Gonçalves é docente da Universidade Federal de São Paulo, onde é uma das coordenadoras do Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti – Gênero, Sexualidades e Feminismos, e do Núcleo de Estudos Reflexos de Palmares: análise da questão racial no Brasil, além de coordenar o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento.
Já a SOF – Sempreviva Organização Feminista é uma organização não governamental com sede em São Paulo que visa o fortalecimento da autonomia das mulheres e sua presença como sujeitos políticos na projeção de novos modelos de sociedade, por meio dos movimentos sociais organizados locais, regionais ou de outros países da América Latina.
A cerimônia será reservada às homenageadas e juradas, mas com transmissão ao vivo pelo Canal 8.3 da TV aberta digital e pelos canais oficiais da Câmara Municipal de São Paulo (Facebook, Instagram e YouTube).
Serviço:
Prêmio Heleieth Saffioti
Data: 22/3
Horário: 19h
Local: Auditório Prestes Maia