Na reunião ordinária realizada nesta quarta-feira (20/4), o vereador Celso Giannazi (PSOL), que compõe a Comissão de Educação, Cultura e Esportes, denunciou o abandono em que se encontra o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Domingos Delgado, localizado no bairro da Brasilândia, zona norte de São Paulo.
De acordo com o parlamentar, a escola foi inaugurada no ano de 2020, mas desde então se encontra fechada sem receber os alunos da região. Ainda segundo Giannazi, a unidade tem capacidade para atender até 500 estudantes. “A Secretaria Municipal de Educação não teve a competência de colocar a escola para funcionar e ela está lá abandonada. A unidade, inclusive, já foi invadida, já foi depredada e se encontra numa situação lamentável”, disse o vereador.
Giannazi afirmou também que entrou com uma representação no TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) denunciando a situação. “Entramos com essa representação por que foram gastos recursos públicos para a construção de uma unidade escolar que era necessária naquela região. A Prefeitura agora vai ter que gastar com a reforma dessa escola e isso é inadmissível”, acrescentou o parlamentar.
Ainda durante a reunião, os vereadores que integram a Comissão de Educação aprovaram o parecer favorável ao substitutivo da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) ao PL (Projeto de Lei) 639/2019, de autoria da vereadora Rute Costa (PSDB) sobre apoio e inserção, às pessoas portadoras de deficiência audiovisual em eventos esportivos culturais oficiais realizados na capital.
A reunião desta quarta-feira foi conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Eliseu Gabriel (PSB). Também participaram os vereadores Celso Giannazi (PSOL), Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS), Eduardo Suplicy (PT). e Roberto Tripoli (PV). A íntegra do debate pode ser conferida no vídeo abaixo.