RENATA AFONSO
DA TV CÂMARA
Nesta terça-feira (23/10) a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou o curso “Políticas Públicas Municipais”. A iniciativa faz parte do lançamento de uma parceria entre a Um Brasil, plataforma multimídia da Fecomercio, e um curso de gestão de políticas públicas da USP (Universidade de São Paulo) Leste.
Humberto Dantas, diretor presidente da Escola do Parlamento, explicou esta é uma disciplina em que convidados falaram sobre os desafios da gestão pública municipal. “Esse conjunto de 13 vídeos, com 15 entrevistados, se transformou em um curso livre. Esses vídeos podem ser usados livremente pela sociedade, e que nós colocamos na página da Escola do Parlamento para que as pessoas tenham contato com esses cursos.”
Paula Gonçalves Dias, relações públicas da Um Brasil, disse que a ideia é a de que a população tenha acesso ao conteúdo dos vídeos. “Para nós faz sentido porque o material que nós produzimos na Um Brasil tem a premissa de entregar conteúdo sem custo para população. Entendemos que discussões relevantes como essas não podem ficar presas somente no âmbito da academia. A Escola endossa essa missão da Um Brasil.”
Segundo o professor da USP, Fernando Coelho, são vários os desafios na gestão pública.
“Independente do porte do município, hoje, nós temos desafios financeiros, sobretudo do subfinanciamento da gestão pública municipal. Nós temos desafios de recursos humanos porque ainda é um nível da gestão pública muito carente, sobretudo nos pequenos municípios, de qualificação da mão de obra. Nós temos desafios de governança, ou seja, como os municípios se preparam sendo o ente mais próximo do cidadão para fazer esse diálogo com a sociedade, a partir dos desafios da transparência, da participação,entre outros desafios.
Na opinião de Zysman Neinam, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a sociedade precisa participar das decisões.
“A gente vive reclamando dos problemas, mas se não participamos, não conseguimos avançar na direção das soluções. O sentido mais importante da participação social, na solução de problemas junto com o setor público, é justamente juntar os saberes das mais diversas fontes e tentar encontrar uma solução possível, considerando todas as partes. Se a gente não participa desse processo, acabamos à mercê de decisões que muitas vezes não nos agradam, que não há como dar uma sugestão concreta, e que atenda as nossas necessidades”.
Boa tarde!
Achei excelente a iniciativa do Curso sobre Políticas Públicas Municipais. Parabéns!
Pergunto-lhes se haverão outros encontros com essa temática; como acessar os 13 vídeos que são citados na matéria acima.
atenciosamente,
Eva Santos