pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Escola do Parlamento debate importância da interpretação de dados públicos

Por: DOUGLAS MATOS - DA REDAÇÃO

19 de outubro de 2017 - 23:44

André Bueno/CMSP

Ciclo de Formação em Governo Aberto foi o tema da aula desta quinta-feira

A aula, realizada nesta quinta-feira (19/10), faz parte do ‘Ciclo de Formação em Governo Aberto’. O objetivo foi promover uma participação mais ativa da população na esfera pública. De acordo com a palestrante Thalita Archangelo de Oliveira, a oficina teve o objetivo de capacitar os alunos na análise e divulgação de bancos de dados públicos por meio da linguagem jornalística.

“O importante foi passar como os recursos tecnológicos podem auxiliar no fomento a estruturas que tragam mais informações para a população. Quais ferramentas podem ser utilizadas para que as pessoas possam ter acesso a dados públicos e com isso transformar o local onde ela está”.

Ainda de acordo com Thalita, o caminho para se acessar dados públicos no País está cada vez mais simples. Ela reconhece, no entanto, que o processo para uma transparência plena ainda é gradativo.

“Alguns órgãos já estão fazendo algumas políticas públicas em relação a uma transparência maior. A gente já está quase em 2018, que é um ano eleitoral. Então, a população cobra e a gente quer saber: para onde o nosso dinheiro está indo? E o que é que eles [governos e políticos] estão fazendo por nós?”, disse.

Para a jornalista Nathalia Aires, uma das alunas do curso, aprender a analisar os mais diversos bancos de dados é fundamental para usar a legislação a favor da sociedade.

“A aula de hoje apresentou o jornalismo de dados como uma ferramenta para a gente saber como aproveitar a Lei de Acesso à Informação, por exemplo. Utilizar dados que muitas vezes ficam ‘escondidos’ nos sites dos órgãos públicos e que a gente sequer sabe que existem. Então o curso foi bom para saber principalmente como usar essa Lei”.

O ‘Ciclo De Oficinas Desafios Da Comunicação’ é promovido pela Escola do Parlamento da Câmara em parceria com o Comitê Intersecretarial de Governo Aberto da Cidade de São Paulo (CIGA-SP) e com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas de São Paulo.

As palestras abordam conceitos como transparência, dados abertos, inovação, tecnologia aberta e colaborativa, gestão participativa e comunicação em rede e cultura digital.

O foco é ampliar e difundir conhecimentos e instrumentos que favorecem a participação popular e o controle social no governo local.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar