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Um comentário

daniel faustino dos santos

ola,
foi muito bom esta discuçao a respeito da gastronomia e suas tendencias, gostei muito das falas dos palestrantes Jose Americo, Erick Momo e o Roberto Fonseca, pena que nao teve uma degustaçao no final com uma cerveja artesanal….kkkk.
ja no dia seguinte com a palavra Karina do Sebrae, Marcos live e o Paulo, deixou uma ar de poder montar meu negocio que esta na gaveta e pegar as orientaçoes com a karina para nao quebrar e ver um pouco com o aprendizado do Erick e Marcos, dois focos bem diferentes de um gerenciamento de empreendedorismo acredito que devemos ter mais palestra como estas foi um prazer estar estes dois dias ai na camara e aguardo uma proxima no mesmo foco de assuntos ou outros negocios……

sem mais,

Daniel Faustino

Contribuições encerradas.

Escola do Parlamento discute gestão e tendências da gastronomia

Por: - DA REDAÇÃO

5 de julho de 2017 - 21:56

Categorias

André Bueno/CMSP

As tendências da gastronomia foram discutidas na Câmara

Culpar a crise pelos maus resultados do seu negócio não é a melhor forma encarar o problema, principalmente se você for do ramo de alimentação.  A dica é da consultora e coordenadora de projetos de Foodservice do Sebrae.

Karyna Muniz foi uma das palestrantes da segunda aula do curso Cultura Gastronômica na Cidade de São Paulo. De acordo com ela, os números apontam para uma recuperação do setor, e a capacitação profissional, aliada à busca por uma gestão mais moderna, pode ser a receita do sucesso.

No seminário desta quarta-feira (5/7), promovido pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal, Karyna lembrou que o setor de Alimentação Fora do Lar, por exemplo, esperava uma queda importante em 2016, mas o segmento fechou o ano com aumento de 3%, o que representa um faturamento de R$ 184 bilhões.

“Empreender na crise faz parte. Enquanto uns choram, outros vendem lenços. É preciso estar atento aos desperdícios, enxergar os gargalos e buscar capacitação. No ano passado, a gente teve uma procura muito grande [no Sebrae] de empresários que queriam buscar soluções de gestão e inovações tecnológicas para melhorar seus números. E a resposta foi muito positiva, com grandes resultados”, disse.

Entre as tendências do setor, a consultora aposta na chegada da sopa gelada, a mais nova mania do verão nova iorquino.

“Acabei de chegar de lá e vocês vão ficar sabendo disso em primeira mão. As sopas geladas vão chegar com muita força. As pessoas vão substituir os sucos de frutas pelas sopas líquidas, que são pouco calóricas e mais nutritivas. É uma tendência em Nova Iorque e acredito que também será por aqui [São Paulo] no máximo de até seis meses”, destacou.

O evento também recebeu o chef e empresário do ramo de restaurantes Marcos Liv. Mas ele fez um contraponto e um alerta sobre tendências internacionais.

O pesquisador gastronômico reconhece que a capital paulista aceita bem as novidades de fora, o que abre um leque de oportunidades para quem quer empreender.  Mas segundo ele, as ideias precisam ter um olhar diferenciado.

“Peso que talvez seja mais importante olhar para dentro. Como meu trabalho é buscar as bases dos biomas brasileiros, conheço o potencial do País e creio que a gente tem que parar de olhar para o quintal do vizinho e observar a nossa grama, que eu acho melhor que a de fora”.

Marcos Liv é um dos responsáveis pelo projeto de modernização do Mercado Municipal de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, tido como um exemplo de comércio local e de resgate da força dos bairros. O empresário acredita que essa tendência voltou para ficar.

“Era um hábito dos nossos avós. A gente quer conhecer nosso açougueiro, nosso padeiro. Imagine você pode encomendar sua carne, seu legume ou queijo, tudo no mesmo mercado, e conhecendo exatamente quem está vendendo. Além disso, ninguém mais quer pegar o carro e atravessar a cidade para fazer compras no final de semana. Então acho que esse é o grande enfoque”, avaliou.

O presidente da Escola do Parlamento da Câmara, Humberto Dantas, reforçou a importância de se discutir a gastronomia de São Paulo. “Falamos hoje de tendências e gestão, além das transformações pelas quais os mercados municipais passam na cidade. Nesse contexto, é importante também o reconhecimento da gastronomia como um negócio associado à cultura do paulistano”.

Ainda nesta quarta-feira, um dos responsáveis pela organização do Troféu São Paulo de Gastronomia, Paulo Idelfonso de Paula, falou sobre a premiação, que completa 20 anos na Câmara. Ele explicou que o objetivo é incentivar a mídia especializada a divulgar a gastronomia paulistana, mas sempre de olho em novidades.

“Nos últimos anos temos ampliado as categorias em função do surgimento de novas mídias relacionadas à Internet. Neste ano, por exemplo, tivemos uma inscrição que diz respeito à divulgação de totens eletrônicos. É a primeira vez que recebemos um trabalho inscrito com esse perfil”, disse.

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