A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo foi criada em 2011 para promover a educação, a cidadania e a democracia. No ano passado, a instituição contou com a participação de mais de 2,5 mil alunos em atividades, palestras e cursos gratuitos para a população.
Para o Diretor-Presidente da Escola do Parlamento, Humberto Dantas, a instituição tem cumprido o seu papel na sociedade. “A função de uma escola de governo é realizar ações de educação, formação e capacitação dos servidores públicos. Em especial no caso das escolas dos parlamentos, o intuito também é abrir as portas para se aproximar da sociedade, servindo como uma escola de cidadania e democracia, ou seja, como uma instituição que fortalece a relação dos cidadãos com o parlamento, a política e a democracia”, argumentou.
As atividades promovidas pela Escola do Parlamento são pensadas e aprimoradas por toda a equipe da instituição, que está aberta a receber demandas e ideias de organizações do terceiro setor, de órgãos públicos e dos vereadores. “O desafio é unir todos esses interesses e ideias, levando à sociedade algo bastante relevante. O único ponto que merece atenção absoluta é a temática central da nossa Escola que tem como principal meta discutir o município, a gestão pública, o poder legislativo e a democracia”, disse Dantas.
Para esse ano, a Escola do Parlamento pretende atrair mais pessoas para as atividades que deverão debater indicadores sobre a cidade de São Paulo, a participação feminina na política e temáticas ligadas à educação, saúde, assistência social e direitos humanos.
O Diretor-Presidente da Escola do Parlamento chamou a atenção para a importância das atividades promovidas pela instituição. “Os cursos e palestras ajudam a aproximar os alunos do parlamento, uma casa essencial para a lógica política representativa que vivemos. Além disso, os participantes podem criar redes, conhecerem pessoas novas, debaterem, conviverem em um espaço em que se busca o respeito, a tolerância e a política como forma essencial para nosso bem viver”, disse Humberto Dantas.
Veja aqui os cursos que serão realizados pela Escola do Parlamento.