pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário

Glesia Barbosa dos Santos

O curso é maravilhoso para as mulheres que tem interesse em ingressar na carreira política, mas as vagas ñ sobram principalmente quando ñ somos avisadas.

Contribuições encerradas.

Escola do Parlamento realiza segunda etapa do curso de Iniciação Política

Por: - DA REDAÇÃO

3 de outubro de 2017 - 20:15

Nesta terça-feira (3/10), o professor Bruno Souza da Silva, mestre em ciências políticas, abordou o tema ‘Democracia e Realidade Política’. Doutorando pela Unicamp (Universidade de Campinas), o especialista em formação política e poder legislativo municipal disse que a intenção da aula foi, basicamente, a de discutir temas fundamentais para a vida democrática da sociedade brasileira. De acordo com ele, os estudantes devem entender conceitos importantes como democracia, cidadania e divisão dos três poderes.

“A gente tenta passar isso de uma forma didática e dinâmica. Passar para os  alunos que a democracia trata tanto de um conjunto de regras e procedimentos institucionais como de valores que a gente cultiva dentro da sociedade. A reunião entre essas regras e valores é o que efetivamente forma todo o universo da nossa política”, explicou Silva.

O cientista político também destacou a importância de se levar o aprendizado para o cotidiano. “O grande objetivo é sensibilizar e dizer que a participação política nas eleições é tão fundamental como no dia a dia dos bairros. A mobilização política para resolver problemas também é sinônimo de democracia, para que assim ela se torne cada vez mais consolidada”, concluiu o professor.

O curso de Inicialização Política é baseado em uma experiência realizada desde 2009, em parceria com a Fundação Fundação Konrad Adenauer, nas periferias da Grande São Paulo.

A ideia é propor o debate de conceitos fundamentais da política, como democracia, cidadania e organização do Estado.

No primeira aula, realizada em junho, os estudantes aprenderam com o sociólogo Rodrigo Estramanho  as origens do sistema democrático.

“São abordagens iniciais, mas com profundidade. A ideia é problematizar temas pertinentes da realidade cotidiana de política e democracia no Brasil”, afirmou.

Curso

O programa existe há 8 anos nas periferias de São Paulo e já formou mais de 90 turmas, o que equivale a cerca de 10 mil pessoas.

A diretora executiva da Escola do Parlamento, Ilza Jorge, destacou o sucesso do curso de Inicialização Política, e comentou a possibilidade de promover mais ciclos de palestras no futuro.

“A procura tem sido muito grande, cada vez maior. As inscrições sempre são preenchidas rapidamente. Então é muito provável que a gente volte a realiza-lo”.

As aulas desta segunda etapa do curso serão ministradas até quinta-feira, sempre a partir das 19h.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar