Não é preciso dizer que a pizza é uma paixão paulistana declarada. De acordo com o último levantamento feito pela Apuesp (Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo), a capital paulista é a segunda no ranking mundial em consumo, atrás apenas de Nova Iorque: são cerca de 600 mil unidades diárias.
Outra obviedade é lembrar que o ‘pão nosso de cada dia’ nunca falta na mesa da maioria dos brasileiros. Bem como a cerveja, vedete dos churrascos, feijoadas, ‘happy hours’ e afins.
Esse cobiçado trio “pizza, pão e cerveja”, tão tradicional quanto delicioso, terá um destaque merecido no próximo seminário da Escola do Parlamento na Câmara Municipal de São Paulo. Os temas serão abordados nesta terça-feira (3/7) por um especialista de cada área, dentro do painel “Cultura Gastronômica e Espaços de Identidade”. A ideia é debater a culinária como hábito cultural que se relaciona a perfis de povos e territórios
A coordenadora responsável, Ilza Jorge, disse que itens tão presentes no cotidiano da cidade não podem ficar fora dos debates da Instituição.
“A Escola do Parlamento aborda todos os temas que estão em voga na sociedade. Esse curso foi planejado em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. É uma mesa que a gente vai fazer. E a partir das pizzas, padarias e bares [por meio da cerveja], vamos abordar a cultura e a identidade gastronômica da cidade”, explicou.
Veja os temas e os especialistas presentes no curso desta quarta-feira:
Pizza: mania de paulistano – Erik Momo, empresário do ramo de pizzarias
Padaria: praia de paulistano – Luiz Américo Camargo, jornalista especializado em gastronomia
Cervejas em São Paulo – Roberto Fonseca, jornalista especializado em gastronomia
O evento Cultura Gastronômica na Cidade de São Paulo terá uma segunda parte, na quarta-feira (5/7), quando especialistas discutirão as tendências e a gestão da cultura gastronômica na capital paulista. A duração é de 3 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página da Escola do Parlamento, no Portal da Câmara.
Cultura Gastronômica na Cidade de São Paulo
Público Alvo: Servidores públicos, gestores culturais, militantes, organizações da sociedade civil, estudantes e munícipes interessados.
Data: terça-feira, 4 de julho
Horário: 19h
Local: Sala Sérgio Vieira de Mello da Câmara Municipal de São Paulo (1º SS). Viaduto Jacareí, nº 100 – Bela Vista – São Paulo – SP)