A Escola do Parlamento promove a partir desta segunda-feira a sua 1ª Mostra Cultural. Com o tema De Fora para Dentro Uma Ocupação Poética da Câmara Municipal de São Paulo, a exposição tem o objetivo de retratar o cotidiano das ocupações na região central da capital paulista.
O evento, com entrada gratuita, conta com mais de 70 fotos tiradas por integrantes de movimentos que apoiam moradores de espaços ocupados. Além das imagens, serão exibidos documentários sobre o tema. Nesta segunda-feira, às 19h, a abertura será com o Leva, com direção de Juliana Vicente e Luiza Marques filme que retrata a vida de famílias da Ocupação Mauá.
A mostra cultural também conta com muitas imagens da ocupação de um prédio na Avenida São João. Invadido há cerca de dois anos, o local abriga 85 famílias. A exposição será importante para dar visibilidade à nossa causa, disse a moradora Neci Maria de Oliveira, mais conhecida como Vó.
Cenógrafa e moradora do prédio na Avenida São João, Nazaré Brasil criou uma estrutura intitulada de A Casa sem-teto, que ficará exposta no edifício anexo da Câmara Municipal. A ideia é mostrar ao poder público que famílias moram nesse edifício e que devem ser respeitadas. Todos nós precisamos de uma residência, mas elas devem ser em locais onde possamos trabalhar, é o que acontece aqui no Centro, contou.
Para o coordenador da Escola do Parlamento, Roberto Noritomi, a exposição será fundamental para uma reflexão sobre o tema da habitação. Pretendemos destacar a questão da moradia digna, mas com foco na produção poética e cultural que acontece em ambientes de ocupação urbana, ressaltou.
A mostra De Fora para Dentro Uma Ocupação Poética da Câmara Municipal de São Paulo será realizada até o dia 17 de setembro, das 10h às 22h. Os documentários serão exibidos sempre às 19h.
SERVIÇO:
Data: 7 a 17 de setembro
Horário: 10h às 22h; Documentário: 19h
Local: Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista)
(10/9/2012 – 17h10)