A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e a OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes dará inicio no próximo dia 06/05 a 10ª edição do curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter. Neste sábado (8/4), foi realizado o encontro para a seleção dos inscritos.
Os 25 selecionados terão a oportunidade de acompanhar módulos temáticos do Projeto Repórter do Futuro que tem como foco estimular a prática reflexiva e o exercício da reportagem tendo a cidade de São Paulo como cenário. Das 25 vagas, cinco serão reservadas a estagiários de jornalismo da Câmara Municipal de São Paulo.
A diretora acadêmica da Escola do Parlamento, Lara Mesquita, acredita que esta é uma excelente oportunidade para que esses alunos de Graduação em Jornalismo aprendam como funciona o poder público e a Câmara Municipal. “Acredito que um dos fatores positivos é que os alunos estarão cursando aqui dentro da Câmara Municipal. Outro fator é que os temas abordados são relacionados à realidade da cidade de São Paulo”, acrescentou.
O jornalista e diretor da Oboré, Sérgio Gomes, explica que já são vinte e três anos de existência do projeto Repórter do Futuro e que este ano os alunos poderão contar com a integração de todas as mídias da Câmara. “Esta é uma grande oportunidade desses jovens conhecerem, na prática, como funcionam os veículos de comunicação da Casa, além produzir matérias”, explica o jornalista.
Lucas Carvalho de Vivo, de 22 anos, estudante do oitavo semestre de Jornalismo na Faculdade Anhanguera participou da avaliação. Ele aposta no alto padrão de professores e palestrantes. “O Repórter do Futuro oferece uma oportunidade prática que vai agregar em meu futuro profissional”, diz o universitário.
A estudante da Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), Raissa Santos Vila, 19 anos, está no terceiro ano de Jornalismo. Para ela é uma oportunidade de adquirir mais experiência já que existe a necessidade de se manter sempre atualizado. “ Agregar experiência profissional sempre é positivo para a carreira, além de se atualizar constantemente”, diz.
A estagiária da assessoria da Presidência da Câmara, Caroline Simões, agradeceu a oportunidade de trabalhar como repórter. “Acredito que o estágio me deu ânimo para terminar a faculdade. Como estudante, é muito difícil encontrar um estágio onde queremos. Indico o curso para quem está desiludido com a profissão”, explica Caroline Simões.
O assessor de imprensa institucional da Câmara Municipal, Fernando Busian, aposta neste módulo temático do Projeto Repórter do Futuro, pois tem a missão de trazer o estudante de jornalismo para a esfera pública. “A intenção é despertar no jovem a vontade de investigar e aprender como as políticas são produzidas, bastante valoroso neste módulo”, explica Busian.
Após o anúncio dos 25 selecionados, a primeira aula está agendada para o dia 6/5 com o tema Educação, e o palestrante será o Alexandre Schneider, Secretário Municipal de Educação. Outros temas tratados no curso serão: Habitação, Mobilidade, a Mulher e a Cidade e Sustentabilidade.
No dia 8/7 acontecerá o encontro de avaliação e encerramento, apresentação das reportagens, avaliação do módulo e entrega dos certificados.
Também participaram do evento o presidente do Sindicato dos jornalistas do Estado de São Paulo, Paulo Zocchi, Flavio Munhoz, coordenador do Portal da CMSP, Wagner Belmonte, diretor executivo da TV Câmara, Sandor Vasconcelos, representante do Centro de Comunicação Institucional da Câmara Municipal e o jornalista da TV Cultura, Aldo Quiroga.