Já aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei (PL) 44/2014 prevê a instalação de sistemas para reaproveitar a água da chuva nas escolas municipais de São Paulo. A proposta é um dos seis PLs que serão discutidos nesta terça-feira (23/2) pela Câmara em uma audiência pública.
Autor do projeto, o vereador Laércio Benko (PHS) enfatiza a natureza educativa da ação. “A criança, por exemplo, é um agente multiplicador e ela leva os exemplos para casa”, diz o vereador. A água captada poderia ser usada para fins não potáveis, como regar jardins, lavar pisos e descargas em bacias sanitárias.
A implantação do sistema de reaproveitamento da água pluvial caberá às secretarias do Meio-Ambiente e Educação, em parceria com as escolas. “Esse reaproveitamento pode ser por meio de cisternas, calhas, etc. Cada instituição vai optar pela maneira mais compatível com as suas instalações”, diz Benko.
Em Minas Gerais, no município de Ouro Branco, a Escola Estadual Cônego Luís Vieira da Silva adotou o reaproveitamento de água da chuva na instituição. Hoje, ela conta com um sistema de calhas que capta água pluvial e armazena em uma cisterna. A escola implantou o sistema depois de ter ganho um prêmio de educação ambiental promovido na região.