LEANDRO CHAVES
DA TV CÂMARA
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal debateu em audiência pública, nesta quarta-feira (25/6), o projeto de lei PL 516/2010 , autoria do vereador Quito Formiga (PR), que obriga as escolas públicas e particulares da cidade a manter em estoque na enfermaria uma dose de insulina básica para prestar os primeiros socorros aos alunos e funcionários diabéticos.
Para a vereadora Patrícia Bezerra (PSDB), vice-presidente da Comissão de Saúde, o projeto é meritório justamente por contemplar este tipo de criança que está crescendo na cidade de São Paulo. “Mas isto não invalida os cuidados que temos que ter em relação a essas crianças. Quem vai aplicar essa insulina? Quem vai medicar? Hoje em dia não temos nas EMEIs e EMEFs um profissional destacado só pra isso”, destacou.
O presidente do colegiado, vereador Rubens Calvo (PMDB), ressaltou que “poderão vir outras audiências públicas, porque a Comissão entendeu que seria necessário fazer uma ação multidisciplinar para melhor atender nossas crianças. Até para diagnosticar precocemente algumas doenças para que essas crianças tenham um bom aproveitamento escolar e seja um bom cidadão. Nós temos que ter um técnico treinado para prestar os primeiros socorros em todas as escolas”.
O Brasil já é o quarto país do mundo com mais diabéticos. Treze milhões de pessoas sofrem com a doença e deste total, um milhão são crianças.
Excelente iniciativa, esse projeto de lei! Parabéns.