Um auditório lotado da alegria dos escoteiros. Assim ficou o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo para a entrega anual do Prêmio “Escotista Mario Covas Junior” de Ação Voluntária, que aconteceu nesta segunda-feira (23/4). O evento homenageou pessoas que tiveram destaque em atividades voluntárias relacionadas à infância e juventude, ao desenvolvimento de iniciativas para estimular ações de educação e incentivo ao movimento escoteiro na cidade de São Paulo.
Mário Covas Junior, ex-prefeito e governador de São Paulo que dá nome ao prêmio, ficou conhecido por permitir aos escoteiros o uso de espaços públicos para as atividades, tanto no comando da Prefeitura quanto do governo do Estado de São Paulo.
A criação do Prêmio leva em conta a própria Lei Escoteira, que determina que os integrantes estejam sempre alertas para ajudar o próximo e pratiquem pelo menos uma boa ação por dia. Os contemplados são indicados pela Comissão Municipal de Movimento Escoteiro Bandeirante (Comeb) e pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara, conforme explicou o vereador autor da iniciativa, Gilson Barreto (PSDB).
“Comecei a participar do movimento escoteiro há muitos anos e hoje faço parte da União dos Escoteiros do Brasil. O prêmio é para reconhecer atividades de pessoas de boa vontade que contribuem para um Brasil melhor”, explicou.
A cerimônia, conforme o costume, é realizada em 23 de abril, Dia do Escoteiro e Dia de São Jorge, que também é padroeiro do movimento. Rodrigo Caires, diretor de relações institucionais dos Escoteiros do Brasil – Região São Paulo, disse que o prêmio é momento de homenagear também pessoas que trabalham pelo voluntariado, e que eventualmente não são escoteiras.
Um dos prêmios para a categoria instituições foi para a Cruz Vermelha Brasileira – Filial Estado de São Paulo, representada por um de seus voluntários, José Carlos Moro Cortez, que explicou que a entidade trabalha na colaboração em circunstâncias em que há um convite.
“Nós podemos ir para qualquer lugar executar uma ajuda humanitária. Essa homenagem é importante, porque os escoteiros são nossos parceiros em vários eventos, com ajuda mútua. Para mim, é uma honra ser voluntário e poder participar deste prêmio”, declarou.
Também há premiação para os jovens participantes do movimento, como é o caso de Raphael de Taranto, que tem 20 anos, e atualmente atua como pioneiro, no incentivo a outros jovens.
“Um reconhecimento como esse ajuda o jovem a se envolver mais com a sociedade, com a política, com o saneamento e a zeladoria da cidade. Então, reconhece-los é reconhecer que são cidadãos ativos para a cidade”, disse.
HOMENAGEADOS PRÊMIO “ESCOTISTA MARIO COVAS JUNIOR” DE AÇÃO VOLUNTÁRIA
Categoria Institucional – Troféu
– Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Estado de São Paulo
– Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo
– Floresta Nacional de Ipanema – IMCBio/MMA
Categoria Liderança Escoteira – Medalha
– Chefe Escoteiro Can Saro Baron
– Chefe Escoteiro Rodrigo Ferreira Nascimento
– Chefe Escoteiro Rogério César Cassemiro
Categoria Jovem Escoteiro – Salva
– Raphael de Taranto
– Maria Elisa Andrade de Paulo
– Giovana Borges Cursino Bianconi